Diversão e Arte

Mostra de filmes na Caixa Cultural é voltada a dois cineastas iranianos

Único título não dirigido pelos cineastas homenageados, o documentário Onda verde (2011)

postado em 17/05/2013 09:03

Isto não é um filme, de Jafar Panahi, compõe a mostra

Proibido de sair do apartamento em Teerã, o cineasta Jafar Panahi usa o chão para encenar o roteiro de um filme não realizado. Descreve as cenas de uma menina presa dentro de casa em situação análoga a do próprio cineasta cumprindo prisão domiciliar. A arte aprisionada, capaz de ser encenada apenas no tapete da sala, dá a real medida da situação dos cineastas iranianos. O pendrive contendo os arquivos de Isto não é um filme ; um título de 2011 injustamente esquecido pelo circuito exibidor brasiliense ; saiu do país escondido dentro de um bolo de aniversário para edição concluída no exterior, longe das proibições absurdas do regime de governo do Irã.

A íntegra da obra de Panahi e do diretor Mohammad Rasoulof, igualmente perseguido e preso pelo regime, será exibida na mostra Mohammad Rasoulof e Jafar Panahi: cineastas iranianos, em cartaz a partir de amanhã na Caixa Cultural. Segundo a curadora da mostra, Tatiana Mossa, a exibição de títulos produzidos pelos dois cineastas serve como homenagem e demonstração de apoio aos artistas censurados.


;Panahi e Rasoulof estavam trabalhando em um filme quando foram presos, em 2010. Rasoulof foi liberado logo depois, mas Panahi precisou fazer greve de fome para ser liberado. Depois, foi proibido de filmar, dar entrevistas e se comunicar com instituições culturais estrangeiras;, enumera Tatiana.

Clique aqui e confira a programação

Único título não dirigido pelos cineastas homenageados, o documentário Onda verde (2011)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação