postado em 20/05/2013 08:36
Não é de hoje que a cultura brasileira encanta os estrangeiros. O carnaval carioca, por exemplo, com passistas, alegorias e escolas de samba, é uma das manifestações que mais impressiona. Prova disso é que, na Sérvia, há alguns anos, tiveram a ideia de promover algo parecido com o que acontece aqui, no primeiro trimestre de cada ano. Contudo, um detalhe chama a atenção: não há quase nenhum brasileiro envolvido.
O festival Dani Brazila, que significa ;dias de Brasil;, acontece na cidade sérvia de Novi Sad e chega ao quarto ano em 2013. A festa ocorre por lá entre 17 e 19 de agosto, sob a batuta da ONG sérvia Artkor e com apoio da embaixada brasileira e de entidades ligadas à cultura nacional, como a escola de capoeira Senzala. Durante os três dias, haverá workshops sobre música e literatura, além de desfiles e shows.
Samba tipo exportação
Tem artista brasileiro arrumando as malas para os Estados Unidos. O compositor e escritor paulistano Paulo Padilha teve o CD-livro Na lojinha de 1 real eu me sinto milionário, lançado no fim do ano passado, escolhido para representar o país no programa Arts Midwest World Fest 2013-2015, feito pela organização americana Arts Midwest. Músicos de todo o mundo vão se apresentar e ministrar oficinas sobre a cultura de suas regiões em escolas e comunidades de pequenas cidades do Meio-Oeste dos EUA. Padilha é o único representante do Brasil ; e o primeiro, vale ressaltar.
[VIDEO1]