Diversão e Arte

Compartilhados a exaustão 'memes' se popularizam na internet rapidamente

Uma imagem (seja uma foto, uma ilustração, uma montagem etc) é postada com uma frase bombástica, uma piada irônica ou uma provocação

postado em 22/05/2013 07:20

Imagens do tipo, com frases sobre cotidiano tem feito cada vez mais parte do humor nas redes sociais

Quem acessa às redes sociais já se deparou com uma foto do personagem Chapolin Colorado acompanhada de um frase de efeito ou com uma tosca montagem de um corpo humano com cabeça de bode brincando com a cultura nordestina. Essas imagens, mais conhecidas como memes, são compartilhadas e curtidas por milhares de pessoas e se tornaram uma febre no Facebook, Twitter, Instagram e outros.

Mais de um milhão de pessoas curtem a página do personagem Bode Gaiato no Facebook. O mesmo acontece com o Chapolin Sincero, que já está na casa dos 1,7 milhão de likes. Mais hulmides, porém também famosos, estão os brasilienses Divas da Depressão, com 150 mil curtidas, e o Hipsters da Capital, cerca de 14 mil seguidores.

[SAIBAMAIS]Mesmo com públicos diferentes, o formato dos memes é muito parecido. Uma imagem (seja uma foto, uma ilustração, uma montagem etc) é postada com uma frase bombástica, uma piada irônica ou uma provocação. Essa ;técnica; voltada ao sucesso é exatamente o que diferencia um meme de um viral, por exemplo.

Bode gaiato (mais de 1,1 milhão de seguidores)
Fã de Zé Lezin e Tiririca, o pernambucano Breno Melo, de 19 anos, que atualmente mora na Paraíba, é dono de um perfil com mais de 1 milhão de seguidores. O Bode Gaiato brinca diariamente com a cultura nordestina, sobretudo com as expressões regionais como ;armaria, oia, mainha; e outras.

O jovem afirma que criou a personagem quando estava de férias, em casa, do curso de engenharia elétrica na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Ele afirma que as ideias são baseadas na própria rotina. ;Minha inspiração vem do meu dia a dia, coisas que aconteceram comigo;.

Sobre o sucesso do meme, ele acredita que o humor e a identificação são os principais elementos. ;Acho que consigo trazer o humor e fazer as pessoas se identificarem com as histórias engraçadas retratadas por bodes. As piadas fazem as pessoas relembrar fatos de sua vida;, opina.

Colaborou Michelle Macedo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação