Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Filmado em preto e branco, 'Nebraska' retrata crise nos EUA

O filme trata de forma agridoce temas como a memória seletiva, ilusões, amor de família, dignidade



[SAIBAMAIS] Dura realidade no Meio-oeste

"Nebraska", filmado nas grandes planícies do Meio-Oeste passando por quatro estados, nos oferece uma galeria de retratos de uma América profunda ligeiramente em crise. Um homem taciturno diante da TV e com seu prato cheio, de repente ouve falar do grande prêmio.

O pai alcoólatra pouco se ocupava de seu filho, funcionário de uma pequena loja de produtos eletrônicos que recebe pouquíssimos clientes, levando uma vida monótona. O filme lida com este momento delicado da velhice e da senilidade emergentes, onde os papéis são invertidos.

Durante uma passagem forçada da viagem, o pai encontra a sua pequena cidade natal em declínio e memórias enterradas, enquanto velhos conhecidos revelam alguns segredos íntimos para filho. A relação pai-filho começa a se aprofundar.

O filme trata de forma agridoce temas como a memória seletiva, ilusões, amor de família, dignidade. Bruce Dern, de 76 anos, que trabalhou com Kazan, Hitchcock, Coppola e Tarantino, elogiou "o senso de risco" de Alexander Payne, que já filmou com sua filha, a atriz Laura Dern.

O diretor disse à AFP que teve algumas discussões com a Paramount acerca desta filmagem em preto e branco, potencialmente menos distribuída (orçamento de 13,6 milhões dólares). "Eles fizeram uma aposta em mim e me deram confiança", ressaltou.

O diretor de 52 anos, nascido em Nebraska e que concluiu o filme na sexta-feira passada, revelou que "detesta filmar em carros". "Mas eu gosto de viajar, conhecer o mundo. Os filmes precisam de um impulso para ir a algum lugar", considerou.

Foi um outro ;road movie; que lhe rendeu um Oscar de melhor roteiro adaptado em 2005: "Sideways - Entre umas e outras", traçando a viagem de dois amigos na Rota do Vinho, na Califórnia.

Também recebeu o mesmo prêmio em 2012 por seu penúltimo filme "Os descendentes", que conta a reviravolta na vida de um rico proprietário de terras no Havaí (George Clooney), após um acidente com sua esposa.