Diversão e Arte

José Miguel Wisnik e Roger Mello são os homenageados da Flipiri

A Festa Literária de Pirenópolis abre oficialmente na quinta-feira

Nahima Maciel
postado em 27/05/2013 08:27

A Festa Literária de Pirenópolis abre oficialmente na quinta-feiraFoi a própria tradição da cidade que forneceu o tema da 5; edição da Festa Literária de Pirenópolis (Flipiri). Quando a curadora Íris Borges se lembrou dos desenhos dos tapetes de serragem criados pelos habitantes para receber as procissões de Corpus Christi, logo imaginou um encontro de ilustradores. A Flipiri tem início nesta segunda-feira (27/5) com o tema Literatura e imagem e uma programação que leva à cidade goiana 32 escritores, 10 ilustradores e cinco autores de Pirenópolis. No largo da Igreja Matriz, uma tenda batizada de Praça Flipiri vai receber o público para atividades que incluem oficinas, contação de histórias, debates, encontros com escritores e sessões de autógrafos. A programação tem início na quinta-feira e vai até sábado.

De hoje a quarta, a Flipiri está voltada para os 5 mil alunos de 30 escolas públicas da cidade que foram incluídos no projeto Itinerância. Há um mês, os estudantes receberam livros dos autores convidados para a festa e trabalharam em cima dos textos com ajuda dos professores. Agora, eles recebem os escritores para conversar sobre as obras. ;Todas as escolas, todos os alunos serão contemplados com a visita de um autor. Esse projeto é a menina dos olhos da Flipiri. É o momento mágico da festa;, diz Íris.


Na quinta, a Flipiri começa oficialmente às 7h30, com a procissão de Corpus Christi. Os ilustradores foram convidados a participar da confecção dos tapetes de serragem, cujas imagens geralmente se referem ao universo cristão. ;O tema é gerador de tudo;, avisa Íris. ;Quando estudamos a data para o evento deste ano, decidimos fazer durante o Corpus Christi. E quando pensamos nos tapetes, visualizamos logo a palavra e a imagem e pensamos na possibilidade de trazer os ilustradores.; Entre os convidados, estão Jô Oliveira, Sophia Pinheiro, Gougon, Ciça Fitipaldi, Rosinha Campos e Fernando Lopes, ilustrador do Correio Braziliense.

Veja a programação do evento

A Festa Literária de Pirenópolis abre oficialmente na quinta-feira

A Festa Literária de Pirenópolis abre oficialmente na quinta-feira

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação