Diversão e Arte

Terno Carioca e Alexandre Dias abrem homenagens a Ernesto Nazareth

Os músico celebram os 150 anos do músico em uma série de shows em Brasília

Irlam Rocha Lima
postado em 04/06/2013 08:52

No início do projeto, hoje, às 20h, os espectadores vão poder apreciar Os sons dos Salões, com o pianista Alexandre Dias e o trio Terno Carioca

Os 150 anos de Ernesto Nazareth serão celebrados nessa semana, em Brasília. Tido como o pai do que veio a ser conhecida como MPB, , que buscam revelar as suas diversas facetas como criador em: Os sons dos salões, Os sons dos clássicos e Os sons da rua.


[VIDEO1]


Ao surgir na virada do século 19, Ernesto Nazareth criou temas que retrataram o ambiente de serestas e choros, expressando, por meio do seu instrumento, a musicalidade típica do violão, da flauta e do cavaquinho, reveladora da alma brasileira. Curador do projeto, Paulo Aragão reforça: ;Ele desempenhou um papel decisivo na consolidação da música que se entendeu, pela primeira vez, como tipicamente brasileira;.



Sua obra, objeto de reverência por parte de qualificados músicos nos três shows, é destacada por trazer acabamento instrumental impecável, com escrita sofisticada e domínio completo do idiomatismo pianístico. Tangos brasileiros, polcas e valsas, que compõem a maior parte do legado de Nazareth, serão ouvidos no concerto de abertura.

Os músico celebram os 150 anos do músico em uma série de shows em Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação