A lista de concorrentes da mostra competitiva da segunda edição do Festival Internacional de Cinema de Brasília (em inglês, Brasília International Film Festival, ou simplesmente Biff) ganhou mais dois filmes esta semana. Workers, coprodução entre México e Alemanha, e Eat sleep die, vindo da Suécia, completam o quadro de 12 títulos concorrendo à premiação de R$ 100 mil. O Biff será realizado nos cinemas do Cultura Liberty Mall e no Museu da República, a partir de 13 de junho, apresentando o trabalho de diretores iniciantes. A regra para a seleção é de que a produção seja, no máximo, o terceiro filme dirigido pelos cineastas.
De 220 inscritos, foram selecionados filmes de Estados Unidos, Argentina, Paraguai, Chile, Itália, Senegal, Turquia, China, Nova Zelândia, Taiwan e Espanha. Segundo os organizadores, o diretor argentino Hernán Goldfrid, de Tesis sobre un homicidio acompanhará o festival. Assim como Jeremy Teicher, de Tall as the baobab tree, coprodução do Senegal e dos Estados Unidos.
Os títulos mais esperados da mostra não estão na competição, mas sim nos pré-lançamentos previstos para acontecer durante a mostra. Eu e você, o mais novo filme dirigido pelo italiano Bernardo Bertolucci (Último tango em Paris e O último imperador) terá a premier no Brasil realizada durante o evento. Exibido no país durante a Mostra Internacional de São Paulo no ano passado, o drama sobre eutanásia A bela que dorme, de Marco Bellochio é outro dos filmes em pré-estreia. Saído diretamente do Festival de Cannes, Bling Ring: A gangue de Hollywood, de Sofia Coppola é um dos títulos exibidos sem caráter competitivo. No encerramento, em 23 de junho, está prevista a exibição do inédito Amantes passageiros, de Pedro Almodóvar.
Clique e confira a programação completa do festival