Nova York - O musical "Kinky Boots" foi o grande vencedor do Tony, a principal premiação do teatro americano, na noite de domingo (9/6) em Nova York. A peça venceu em seis categorias, incluindo melhor musical e melhor composição musical para a cantora Cyndi Lauper. A 67; edição do prêmio aconteceu no Radio Music City Hall e foi apresentada pelo ator Neil Patrick Harris - o carismático Barney Stinson da série de televisão "How I met your mother".
Os 868 membros do júri optaram pela energia excêntrica e sentimental de "Kinky Boots", baseado no filme britânico de mesmo nome de 2005, que narra a história de um tímido herdeiro de uma fábrica de sapatos à beira da falência e de um travesti que vira seu sócio e salva o negócio.
A peça também rendeu o Tony de melhor ator de musical para Billy Porter. Mas os aplausos mais intensos foram reservados para Lauper, famosa na década de 80 por sucessos como ;Girls Just Want to Have Fun;,que recebeu o primeiro Tony da carreira. "Kinky Boots" também levou os Tony a melhor orquestra, melhor som e melhor coreografia.
"Mathilda", inspirada no livro infantil do britânico Roald Dahl e criada em Londres, onde ano passado levou sete prêmios Oliver, venceu em quatro categorias do Tony: atriz coadjuvante, partitura, iluminação e cenário. "Pippin" recebeu o Tony de melhor adaptação. A peça foi encenada pela primeira vez em 1972.
Alguns favoritos deixaram a festa de mãos vazias, como o astro Tom Hanks, que em sua estreia na Broadway foi indicado ao prêmio de melhor ator por "Lucky Guy", de Nora Ephron, baseada na história do jornalista e prêmio Pulitzer Miker McAlary. O prêmio, no entanto, ficou com Tracy Letts por "Quem Tem Medo de Virginia Woolf?".
O Tony de melhor peça de teatro foi vencido por "Vanya and Sonia and Masha et Spike", de Christopher Durang, que conta l impactante vida de uma família disfuncional. Além de Hanks, outros atores de Hollywood compareceram à premiação, como Scarlett Johansson - que atua em "Gata em Teto de Zinco Quente", Sally Field, Anna Kendrick, Martha Plimpton, Sigourney Weaver e Zachary Quinto.