A oitava edição do CineOP ; Mostra de Cinema de Ouro Preto, será realizada amanhã e segunda-feira em três espaços da cidade histórica mineira: Centro de Artes e Convenções, Cine Vila Rica e na Praça Tiradentes. Toda a programação é gratuita.
Serão exibidos mais de 50 filmes de 11 estados brasileiros. Na programação histórica, com produções antigas, o eixo será 1964 a 1969: O cinema brasileiro entre o golpe e o AI-5, antecipando os debates sobre os 50 anos do golpe militar. Seis filmes representativos da época, mesclando clássicos do cinema nacional e produções de rara circulação serão projetados, como Terra em transe, de Glauber Rocha (1967) e Trilogia do terror, de Ozualdo Candeias, Luiz Sérgio Person e José Mojica Marins (1968).
Raquel Hallak, coordenadora geral da Mostra, justifica o enfoque neste período histórico. ;Resolvemos antecipar as discussões sobre os 50 anos do golpe militar de 1964, mostrando como era fazer cinema durante a ditadura, com toda a censura, abordando também de que forma a cultura era financiada na época;, ressalta.