Um projeto acidental. O livro que trouxe o aclamado Neil Gaiman, conhecido pela série em quadrinhos Sandman, de volta à literatura adulta (desde 2005, ele não tinha mais investido no segmento), nasceu sem querer. Nunca teve qualquer pretensão de chegar às lojas. Na verdade, O oceano no fim do caminho foi escrito originalmente para a esposa de Neil, Amanda Palmer.
A cônjuge (vocalista e pianista da banda The Dresden Dolls) passava uma temporada na Austrália, longe de Neil. A distância, e as mensagens enviadas por Amanda, incentivaram o escritor britânico a produzir um pequeno conto. Quando percebeu, o conto era uma novela. Logo, estava com um romance nas mãos. ;Ela (Amanda) não gosta muito de fantasia, mas gosta de mim. Então, resolvi escrever sobre o cenário onde cresci a partir de uma versão mirim de mim;, revelou Gaiman, em entrevista ao jornal inglês The Guardian.
O oceano no fim do caminho conta a fantasiosa história de um menino de 7 anos e as aventuras vividas ao lado da garota Lettie Hempstock e sua excêntrica família. O oceano em questão, por exemplo, não passa de um lago no fundo de casa, como revelado logo nas primeiras páginas ; embora a importância dele no livro seja, de fato, oceânica. Criaturas mitológicas e seres pouco comuns passam a povoar cada capítulo.