Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Biblioteca Nacional de Brasília disponibiliza livros para empréstimo

As publicações estarão disponíveis no segundo andar do prédio, e os usuários precisarão preencher um cadastro para ter direito aos empréstimos



Confira alguns dos títulos disponíveis

Farenheit 451, de Ray Bradbury

Publicado em 1953, o romance é uma ficção-científica futurista sobre um mundo no qual os livros são proibidos, assim como as opiniões individuais. A história começou em forma de conto publicado em uma revista para depois tomar a dimensão de romance. O 451 do título é a temperatura necessária para incendiar o papel.

Jubiabá, de Jorge Amado

O livro é considerado a entrada de Jorge Amado no universo do romance social e é fruto dos primeiros contatos do autor baiano com o comunismo. Baldo, menino pobre, do morro, representa um Brasil marcado pelo conflito racial e pela pobreza, mas também pela diversidade cultural e pelo sincretismo religioso.



Laços de família, de Clarice Lispector

Um dos livros de contos mais conhecidos de Clarice Lispector, Laços de família traz 13 narrativas nas quais a autora se debruça sobre as relações familiares da classe média carioca.

A menina que roubava livros, de Markus Zusak

A história se passa na Alemanha nazista, durante a Segunda Guerra. Quem narra a trajetória da menina Lieslel é a Morte, que se afeiçoa pela garota de maneira inexplicável. A pequena Lieslel não é judia, mas tem um grande amigo judeu, que acaba levado pela narradora.

A paixão segundo GH, de Clarice Lispector

Toda a reflexão de GH, cujo nome nunca é identificado no romance, gira em torno da morte de uma barata. Depois de demitir a empregada e mergulhar na limpeza de um quarto, a protagonista entra em profunda depressão e narra, em primeira pessoa, a dor de não reconhecer a si mesma.

A viagem do elefante, de José Saramago

O último romance de José Saramago acompanha a história de um elefante que atravessa a Europa com destino a Viena. O animal é um presente de Dom João III ao arquiduque austríaco Maximiliano II, um capricho que impõe ao paquiderme uma bizarra viagem. Saramago se inspirou em história real para escrever o romance.