Se fosse para escolher 2013 como o ano de alguém, muito provavelmente Renato Russo seria o homenageado. No mesmo período, o músico e compositor recebeu uma cinebiografia, teve uma música transformada em longa, outra em curta e sua presença holográfica juntou 45 mil pessoas em show no Estádio Mané Garrincha. E não é só. Um cineasta carioca queria mais e lançou o primeiro filme brasileiro feito exclusivamente para a web com trilha sonora toda composta por músicas da Legião Urbana como forma de reverenciar ao compositor ícone dos anos 1990.
Fabiano Cafure é o cineasta que investiu na empreitada em homenagem ao músico. Passado nos anos 1990, Eu te amo Renato conta o desenrolar de um triângulo amoroso entre uma garota e dois garotos, em Valença, no interior do Rio de Janeiro. Com custo de 35 mil reais, o projeto é uma produção do Instituto Kreatori, também dirigido por Cafure. Desse montante, 20 mil vieram de contribuição de empresas, 10 mil de doações de amigos e o restante do próprio bolso do diretor.
Formado em psicologia, Cafure tem 34 anos e trabalha há cerca de 10 com fotografia, ele se define como um autodidata no cinema. O carioca nasceu em Valença, por isso a vontade de retratar a cidade. A ideia de homenagear Renato Russo vem da importância do músico e do Legião Urbana na vida dos cariocas. "No Rio, Renato e Legião eram muito famosos. Até no interior, incrivelmente. E ele tem a ver com a história que se passa em 1996, época do auge da banda. No fim, a morte dele é mostrada no filme. O nome também é uma homenagem,; explica Fabiano.
Veja o trailer do filme
[VIDEO1]