Diversão e Arte

Mostra traz produção contemporânea e raízes do cinema português

Doze longas-metragens e sete curtas integram a 2º Mostra Cinema Português Contemporâneo, que fica em cartaz até o dia 28 na Caixa Cultural São Paulo

postado em 21/07/2013 18:22
São Paulo ; Doze longas-metragens e sete curtas integram a 2; Mostra Cinema Português Contemporâneo, que fica em cartaz até o dia 28 na Caixa Cultural São Paulo, no centro da capital. As produções fazem um panorama dos últimos dez anos do cinema de Portugal.

Segundo o curador da mostra, José Barahona, trata-se de um cinema fortemente autoral, em busca de inovações constantes. ;É uma característica fundamental do cinema português, que é a busca por novas linguagens estéticas e narrativas e sua grande liberdade criativa;, destaca Barahona sobre as obras, que estão sempre presentes nos grandes festivais internacionais. ;O cinema português, embora tenha uma visibilidade difícil, está sempre presente em Veneza e em Cannes.;

[SAIBAMAIS]Em cartaz nos cinemas brasileiros com o filme Tabu, o diretor Miguel Gomes é atualmente um dos expoentes da produção cinematográfica portuguesa. As características do autor consolidadas nessa última obra podem ser percebidas desde seu primeiro longa, A Cara que Mereces, que será exibido no festival. ;É um filme dividido em duas partes distintas, bastante diferentes, como acontece com o Tabu. É um filme que realmente nos mostra o caminho que o Miguel viria a seguir e que, penso, vai continuar a seguir nos seus próximos filmes;, destaca o curador.

Na mostra, há ainda uma homenagem a Fernando Lopes, um dos criadores Cinema Novo português, movimento que modernizou a produção no país. ;O cinema português hoje é filho do Cinema Novo, é filho daquilo que o Fernando Lopes ajudou a construir no final dos anos 1960;, ressalta Barahona.

Foi o Cinema Novo que trouxe uma nova perspectiva artística à produção portuguesa, rompendo com a produção mais conservadora estabelecida sob a ditadura de António de Oliveira Salazar. ;O Cinema Novo vai romper o paradigma, não só em termos políticos. Por meio da estética, ligada à Nouvelle Vague, vem romper com esse paradigma de um cinema mais clássico;, conta o curador.

Leia mais notícias em Diversão e Arte

Entre os filmes dessa época que podem ser vistos está Belarmino, que conta a história de um ex-boxeador. ;É um personagem da rua, do povo. É um personagem verdadeiro, não é um personagem criado;, assinala Barahona, para explicar como Fernando Lopes aproximou o cinema da realidade social. Também será exibido Abelha na Chuva, exemplo da estética inovadora introduzida pelo cineasta. ;É um filme que faz uma desconstrução da narrativa;, pontua o curador.

A programação completa está na página da Caixa Cultural.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação