Agência France-Presse
postado em 01/08/2013 21:01
Los Angeles - O cineasta canadense James Cameron dirigirá três sequências de seu filme de ficção científica "Avatar", com estreia prevista de 2016 a 2018, anunciou o estúdio Fox esta quinta-feira. "Avatar" arrecadou quase 2,8 bilhões de dólares desde a sua estreia em 2009, para se tornar o filme de maior bilheteria da história. Inicialmente, a futurística fantasia ambiental de Cameron teria duas sequências, mas o diretor decidiu alongar a vida de sua bem sucedida produção.As filmagens começarão em 2014 e os filmes serão lançados em 2016, 2017 e 2018. "Construir o mundo que criamos em ;Avatar; foi uma experiência rara e incrivelmente gratificante", declarou o diretor canadense em um comunicado da Fox. "Ao escrever os novos filmes, me dei conta de que o mundo de ;Avatar;, sua história e seus personagens se tornavam mais ricos do que se esperava e me pareceu que dois filmes mais não seriam suficientes para capturar tudo o que queria pôr na tela", explicou.
Protagonizado por Sigourney Weaver e Sam Worthington, "Avatar" conta a história de um soldado paraplégico que é enviado a um idílico planeta, Pandora, ameaçado pelo destrutivo consumismo humano. O presidente do estúdio Fox, Jim Gianopulos, acrescentou no comunicado: "Nada nos deixa mais felizes do que permitir a Jim que continue e expanda sua visão de mundo de ;Avatar;. O incentivo e a escala dos planos de Jim Cameron para esta magnífica fantasia continuam nos surpreendendo".
O filme em 3D foi indicado a nove prêmios Oscar, entre eles de melhor filme e melhor diretor, mas levou três estatuetas técnicas: direção de arte, efeitos especiais e fotografia. O segundo filme de maior bilheteria de todos os tempos, "Titanic", também foi dirigido por James Cameron. De 1997, o drama com Leonardo DiCaprio e Kate Winslet nos papéis principais arrecadou 2,2 bilhões de dólares em todo o mundo.
Segundo a revista Variety, especializada na indústria do entretenimento, o orçamento para os três filmes, cujas filmagens serão simultâneas, poderá alcançar 1 bilhão de dólares.