Diversão e Arte

Passaportes de celebridades revelam detalhes sobre atribuladas vidas

"Até a brutalidade das fotos não esmorece o glamour verdadeiro", atesta The Guardian

postado em 05/08/2013 10:08

As fotos para documentos oficiais seguem regras claras: olhar fixo e nada de sorrisos. A roqueira Janis Joplin e a atriz Katharine Hepburn ignoraram as orientações e estamparam generosas risadas nas fotos de seus respectivos passaportes, com direito a todos os dentes. Por sua vez, o ator John Wayne e a dama do jazz Ella Fitz-gerald estavam proibidos de visitar Cuba ou qualquer outro país comunista. Essas são algumas das curiosidades que foram desvendadas pela publicação dos passaportes de alguns famosos ligados ao cinema, à música, à literatura, aos esportes e à política.


Coube ao jornal inglês The Guardian revelar a maior parte dos documentos publicados, embora alguns deles sejam tão antigos que já constam como domínio público. É o caso do boxeador Muhammad Ali e da ;bonequinha de luxo; Audrey Hepburn. No documento da atriz inglesa, entre outras informações, consta o nome de um dos filhos, Lucas Andrea, e uma notificação de que o rebento não possuía cidadania britânica, ao contrário da mãe.

A matéria completa está disponível, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação