Diversão e Arte

Festival Internacional de Cinema de Locarno começa na quarta-feira

Na abertura do evento, será exibido o filme Dose Dupla

Rui Martins - Especial para o Correio
postado em 06/08/2013 15:11

Denzel Washington faz parte do elenco do filme Dose Dupla

Com dez filmes falados em português, quatro deles em competição internacional, a lusofonia tem um bom lugar dentro do Festival Internacional de Cinema de Locarno, que começa na quarta-feira (7/8), na Suíça, com um filme de ação americano, Dose Dupla, dirigido pelo cineasta islandês Baltasar Kormákur, com Denzel Washington, sobre um tema bem atual - espionagem e infiltração de agentes secretos num país estrangeiro.

Durante muitos anos, Locarno foi um festival mais para cinéfilos, com filmes vindos do cinema independente de países emergentes, mas agora está a mudar ; não renegou seu passado porém abriu a porta para o grande público, trazendo o glamour ou a atração de astros e estrelas. Mas, em lugar do tapete vermelho para Faye Dunaway, Victoria Abril, Anna Karina, Christopher Lee, tem um microfone para, num encontro interativo, conversarem com o público. E para os amantes do classissismo hollywoodiano, Locarno tem uma retrospectiva de 49 filmes de George Cukor.

Na abertura do evento, será exibido o filme Dose Dupla

Porém, não houve lugar para os Palop, os países africanos de língua portuguesa. Carlo Chatrian, o italiano novo diretor de Locarno, não achou nenhum bom filme africano. Só uma coprodução francoargelina de Karim Mussaoui, Les Jours d;Avant , contando uma história de amor ao sul de Argel.

Os lusófonos são representados pelo Brasil e Portugal, ambos na competição internacional das longas-metragens com Educação Sentimental, de Júlio Bressane, e E Agora? Lembra-me, de Joaquim Pinto. E, na competição das curtas-metragens, com Tremor, de Ricardo Alves Jr., e Versalhes, de Carlos Conceição.

Há um homenagem póstuma ao realizador português Paulo Rocha e a presença de João Pedro Rodrigues, com o filme O Corpo de Afonso, e da dupla João Rui Guerra da Matta com João Pedro Rodrigues no filme Mahjong.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação