No cômodo da frente da casa térrea na 708 Sul, ao redor de uma mesa coberta de papéis rabiscados, pincéis, livros antigos sobre insetos e outros bichos, seis rapazes revezam-se entre lixar e pintar cubos sólidos de madeira enquanto discutem sobre possíveis pitorescos: vegetação, fantasmas, caveiras e cristais. Os cubos lembram o antigo material dourado, sistema de contagem para ensinar crianças a contar centenas, dezenas e unidades.
Esses garotos pareciam mais interessados nas aulas de artes do que na matemática. Os cubos fazem parte de um projeto novo, parceria entre o coletivo SAMBA, formado por Lucas Gehre, Gabriel Góes e Gabriel Mesquita, Eduardo Belga e André Valente (do estúdio Ilustrativa) e Rafael Coutinho.
A ideia é que cada um deles ilustre uma face do cubo. ;Que forma uma narrativa em si e também interage com os outros cubos;, explica Mesquita. São 99 cubos, que serão produzidos de hoje para amanhã, quando o Espaço Laje, a casa-estúdio, realiza o lançamento desse projeto, bem como do livro do livro de Gabriel Güeiros, O tempo é uma bagunça e dos títulos da Narval Comix, loja virtual de quadrinhos autorais comandada por Rafael Coutinho.
Pela primeira vez em Brasília, o autor da premiada grafic novel Cachalote (Companhia das Letras, 2010) em parceria com Daniel Galera, define a cidade como ;muito bonita, parece cidade de sonhos, um cenário de ficção científica;. Os fãs de quadrinhos vão poder adquirir os títulos Beijo Adolescente 2 e a série Mil, além das brasilienses Samba e Sem Registro.
Serviço
Laje Convida: Narval
No Espaço Lage, 708 sul, bloco A, casa 47;
A partir das 18h;
8 de agosto, entrada gratuita;
Classificação indicativa: 16 anos.
Não aceita cartão de crédito.