Ricardo Daehn, Julio Cavani, do Diário de Pernambuco
postado em 18/08/2013 10:24
Com certa responsabilidade na segunda maior bilheteria da semana, nos Estados Unidos (em Elysium), o ator baiano Wagner Moura, por nada, parece seduzido por sucesso fácil, e menos ainda descompromissado com o Brasil. ;Fazer filme é a mesma coisa em qualquer lugar do mundo. A diferença é o dinheiro envolvido e a comida;, descreveu aos jornalistas, no dia em que recebeu o troféu Cidade de Gramado, no famoso festival de cinema gaúcho. Sim, é claro que o êxito da ficção científica conduzida por Neill Blomkamp (o mesmo do robusto Distrito 9) deve lhe estender um tapete de oportunidades e prestígio (vale lembrar que foi elogiado tanto pela revista Variety quanto pelo The New York Times).
Wagner Moura, claro, espera convites, mas a bem da verdade, desacomodado, ele próprio cria oportunidades. Sem visualizar a vida fora do Brasil, muito menos moradia em Los Angeles, ele atesta a busca por projetos que despertem ;um interesse artístico violento;. ;Sou um ator brasileiro e sempre vou continuar a fazer filmes nacionais. Vou adotar lá fora os mesmos critérios daqui.; Leia-se, tipos capazes de transformá-lo.
Cogitado para o elenco de A balada de Pablo Escobar, em torno do célebre traficante, Moura parece nem ter espaço na agenda para o feito. Também em escala biográfica, acaba de ter anunciado o projeto de estreia à frente da direção: a adaptação do livro de Mário Magalhães Marighella ; O guerreiro que incendiou o mundo.
A ser rodada em 2015, a fita em torno do guerrilheiro Carlos Marighella (morto, em 1969, durante o regime militar) ocupará Moura, pela função de produtor. Nesse posto, aliás, esteve no novo filme de Heitor Dhalia, Serra Pelada, com estreia em outubro, passada a tumultuada produção. ;Do ponto de vista social, Serra Pelada era uma loucura. Teremos um filme de gângster, tipo um Scarface brasileiro, que deve agradar também a quem gosta de cinema de ação;, adianta.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .