postado em 19/08/2013 08:52
A rodada de premiações cinematográficas do fim de semana reforça a supremacia pernambucana no cinema brasileiro contemporâneo. O longa-metragem Tatuagem, estreia de Hilton Lacerda na direção de ficções, sagrou-se campeão na competição nacional do 41; Festival de Gramado, encerrado na noite de sábado, na Serra Gaúcha. No anos 1970, uma trupe teatral fazia do cabaré Chão de Estrelas um reduto de resistência gay no Recife.
;O filme é uma homenagem à liberdade de construir um novo olhar para o futuro;, declarou Lacerda, ao receber o troféu Kikito. O cineasta tem no currículo o roteiro de filmes do conterrâneo Cláudio Assis Amarelo manga (2002), Baixio das bestas e (2007) Febre do rato (2011) e a co-direção do documentário Cartola ; Música para os olhos (2007). Tatuagem foi eleito o melhor filme em competição também pelo júri formado por membros da crítica especializada.
O papel do encenador homossexual da boate Chão de Estrelas rendeu a Irandhir Santos o troféu de melhor ator. Na mesma categoria, a atriz Leandra Leal foi premiada pelo papel desempenhado em Éden, de Bruno Safadi. O prêmio de melhor direção foi ofertado para a dupla Andradina Azevedo e Dida Andrade, de A bruta flor do querer.