postado em 01/09/2013 08:10
Um ;cabra macho; acertou um golpe em cheio no pé da orelha de Wolverine. Atordoado, o mutante mais viril dos X-Men ainda não sabe como enfrentar a força de Francisgleydisson, o herói cearense da película Cine Holliúdy, um petardo do cinema brasileiro que vem derrubando a hegemonia hollywoodiana no Ceará. Nos primeiros seis dias de exibição, a comédia dirigida por Halder Gomes bateu recordes impensáveis para uma película com orçamento de apenas R$ 1 milhão: 100 mil bilhetes, deixando vazias as sessões dos blockbusters Wolverine: imortal (James Mangold), Círculo de fogo (Guilhermo del Toro) e Os Smurfs 2 (Raja Gosnell).
;Está acontecendo um fênomeno inverso. As sessões de Holliúdy estão esgotando e as pessoas acabam entrando para ver os filmes estrangeiros. Tem distribuidor que mudou a data de lançamento de grandes filmes, por medo de levar peia;, orgulha-se o cineasta. Depois de estrear em 10 salas cearenses, a fita chega a 61 cinemas do Norte e do Nordeste, alcançando capitais como Manaus, Belém, Salvador e Recife.
;Esta estratégia de lançamento dá uma sacudida na lógica de distribuição no Brasil. Estamos investindo no mercado regional, nos lugares onde a película pode ganhar força, para depois se espalhar pelo Brasil;, recomenda Halder Gomes, realizador de outro filme com boa bilheteria, As mães de Chico Xavier (2011).
A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.