Diversão e Arte

Hamilton de Holanda recria músicas clássicas de Pixinguinha com convidados

O bandolinista convidou grandes nomes da música instrumental para recriar clássicos do artista brasileiro

Irlam Rocha Lima
postado em 04/09/2013 08:29
O pianista cubano Chucho Valdés foi o primeiro a gravar para o projeto com Hamilton de Holanda
Temas compostos e arranjados por Pixinguinha fizeram parte do programa de concerto na Sala Villa-Lobos, que marcou a abertura de uma grande exposição com o acervo do genial compositor carioca, no Centro Cultural Banco do Brasil, em março de 2012. Ao dividir o palco com a flautista Odette Ernest Dias, o saxofonista Carlos Malta e a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, o bandolinista Hamilton de Holanda teve o insight de ampliar aquela homenagem.

;Imaginei gravar um disco com aquele repertório, ao lado de músicos de vários países que conheci e dos quais me tornei amigo, ao participar de festivais e de turnês pela Europa, nos últimos 15 anos. Em conversa com a produtora Lu Araújo, curadora da exposição, desenvolvemos a ideia de apresentar a música de Pixinguinha ao mundo;, conta Hamilton.

O primeiro passo foi elaborar o projeto, com a colaboração de Lu Araújo e do produtor e empresário Marcos Portinari. ;Queríamos algo leve, que aproximasse o choro, o maxixe e a valsa criados por Pixinguinha do jazz norte-americano e europeu, e da melancolia da música portuguesa e do som cubano, criando uma sintonia entre eles;, explica o músico brasiliense ; radicado no Rio de Janeiro desde o início da década 2000.



No segundo semestre do ano passado, Hamilton inscreveu o projeto Mundo de Pixinguinha e, ao ser informado sobre a aprovação, inicialmente, definiu os temas que cada convidado interpretaria com ele. Enviou a todos a partitura original, para que estudassem e, posteriormente, oferecessem a contribuição.

Logo em seguida, na Europa, deu início às gravações. ;O primeiro a gravar foi o pianista cubano Chucho Valdés, que conheci na França e com quem toquei, tempos depois, em São Paulo. Ele, há alguns anos, vive em Malaga, na Espanha, onde, em duo, fizemos o choro Lamentos e Benguelê, para o qual o mestre trouxe o molho do som cubano e mostrou quão próximas são as músicas brasileira e a cubana;, diz o bandolinista.

Choro e valsa


Em Roma, Hamilton juntou-se ao pianista Stefano Bollani, ídolo da música instrumental italiana, para registrar no disco Seu Lourenço no vinho e Odalisca. ;O Stefano, com quem dividi o palco em festivais europeus, descobriu Pixinguinha ouvindo a valsa Rosa, com a cantora portuguesa Maria João, em 2006.; Na mesma viagem, o músico brasileiro foi ao encontro do acordeonista francês Richard Galliano em Paris, e lá gravaram o choro Ingênuo e a valsa Agradecendo. Há três anos, numa turnê pelo Brasil, os dois tocaram em Brasília, na área externa do Museu da República.

Hamilton observou que o pianista português Mario Laginha ; outro que já se apresentou para os brasilienses ;, adicionou o sentimento e o lirismo lusitano à valsa clássica Rosa, que gravaram em Lisboa. Com o também pianista cubano Omar Sosa, ele dividiu a recriação de Yaô, em um estúdio do Rio de Janeiro.

Um dos embaixadores do jazz, o trompetista norte-americano Winton Marsalis, ao ser apresentado à obra de Pixinguinha, segundo Hamilton, afirmou: ;Ele é a personificação de tudo o que queremos num grande músico e em profundidade de alma e sentimento;. No CD, os dois tocam na faixa Um a zero, gravada em Nova York, no Jazz at Lincoln Center. ;Ao trazer para esse choro elementos do ragtime, Marsallis disse que foi uma das transposições mais difíceis que fez para o trompete.;

Com o pianista brasileiro André Mehmari ; juntos, os dois haviam lançado os CDs Gismonti Pascoal e Contínua amizade ; Hamilton fez Capricho de Pixinguinha e Naquele tempo, ;uma das minhas preferidas na obra do mestre;. Para fechar o repertório, o bandolinista reuniu-se com a flautista francesa Odette Ernest Dias e ao saxofonista Carlos Malta em Carinhoso.

Mundo de Pixinguinha

CD com arranjos e adaptações de Hamilton de Holanda. Lançamento do Programa Natura Musical. Preço: R$ 32.


Crítica
Ele se transforma em outros
Como Pixinguinha é familiar! O leitor já assobiou uma de suas melodias sem se dar conta. Aposto uma pataca. Aí chega Hamilton de Holanda com poderes de desfazedor e nos liberta dos automatismos, nos apresenta ao moleque Pizinguim, aquele que tocava Canção da odalisca nos cabarés. Hamilton foi mais longe, entregou Um a zero de bandeja para Wynton Marsalis. O jazzista americano viu que o tema era que nem terno de alfaiate ; vestiu e saiu andando. Idem com Chucho Valdés, cheio de complexidade rítmica em Lamentos. E aí a gente fica de boca aberta, ouve Carinhoso como se fosse a primeira vez. (Gustavo Falleiros)

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