postado em 04/09/2013 08:54
Ainda não será desta vez que o brasiliense poderá conferir as mudanças da última reforma no Cine Brasília (106/7 Sul). A Secretaria de Cultura do Distrito Federal decidiu, na tarde de ontem, adiar a reinauguração do espaço, fechado desde 2012, para reformas estruturais., às 19h, as exibições do curtas-metragem Procura-se, de Iberê Carvalho e Louco por cinema, de André Luiz Oliveira não serão realizadas. ;As instalações da tela de projeção não estão 100% concluídas. A Secretaria de Cultura concluiu que é melhor adiar a realização das sessões em uma semana;, explicou a produtora do FestFac, Amanda Hurtado. Com o mesmo formato, a exibição de um curta e um longa-metragem financiados pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), a mostra integrante da programação do FestFac só deverá ser realizada entre os dias 11 e 15 de setembro.
O adiamento desagradou alguns dos cineastas da cidade com filmes selecionados para participar da mostra. ;Para mim, é uma honra ser convidado pela secretaria para participar e me sinto feliz por ter feito um filme financiado pelo FAC, mas é uma vergonha, um atestado de incompetência esse adiamento. Como é que o atual governo anuncia a inauguração de obras e não consegue cumprir os prazos?;, conclui o cineasta André Miranda, cujo curta-metragem Deus estava previsto para participar. ;Foi assim também com a inauguração do Estádio Nacional Mané Garrincha e o Planetário;, cita o cineasta.
[SAIBAMAIS]Fechado em maio de 2012 para reforma, o Cine Brasília deveria ter sido reinaugurado em setembro do mesmo ano durante a realização do 45; Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. A mudança das datas de realização da mostra, encerrando-se dois dias antes do início da realização da 46; edição do Festival de Brasília, deixa na dúvida se os testes de projeção serão satisfatórios para a realização de um dos maiores festivais de cinema do Brasil. As demais atividades e oficinas do FestFac serão mantidas de amanhã a 8 de setembro nas instalações da Funarte, atrás da Torre de TV.