Diversão e Arte

Galerias e outras iniciativas agitam a cena artística da Asa Norte

postado em 07/09/2013 07:15
%u201CHá algum tempo, até daria para falar que não havia nada para fazer na Asa Norte. Hoje, não. Vários artistas da cidade estão escolhendo ficar em Brasíllia. Isso cria uma cena independente de gente jovem e interessada em arte e cultura.%u201D
Bruno Bernardes, curador da Galeria Ponto
Quando Renato Russo escreveu, em 1979, que João do Santo Cristo, após enriquecer com a venda de maconha, ;fez amigos, frequentava a Asa Norte, ia pra festa de rock pra se libertar;, o bairro era bem diferente do que é atualmente. ;Durante uma década, o avião do Plano Piloto voou com uma asa só: a Sul;, comenta o arquiteto Frederico Flosculo, professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB).

Morador da 406 Norte há 32 anos, o urbanista faz um balanço das transformações no local nas últimas décadas. ;Nos anos 1980, era perigoso, tinha tiroteiro, uma coisa meio faroeste mesmo;, lembra. Ele acredita que o perfil do bairro mudou muito deste então. ;Para melhor e para pior;, pondera. Como a oferta de imóveis comerciais na Asa Norte é o dobro em relação à Asa Sul, é uma área mais democratizada e propicia diferentes tipos de negócios, inclusive culturais. ;Hoje, temos várias iniciativas artísticas particulares, que não são objeto de programas públicos;, aponta.

;Os moradores precisam ter mais amor pela Asa Norte e por Brasília;, avalia Valéria Cabral, secretária executiva da Fundação Athos Bulcão, que funciona na 208 Norte. Ela conta que o artista que dá nome à instituição chegou a morar no bairro, na 202 Norte, e que era apaixonado pela cidade. ;O problema é que muitas iniciativas culturais, como a abertura de espaços e galerias, não têm manutenção;, diz.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação