Diversão e Arte

Ingredientes descobertos por indígenas antes da chegada dos portugueses

As tribos também adotavam métodos culinários que inspiraram as cocções de hoje

Paulo Lima
postado em 07/09/2013 07:30
Tradicionalmente, os índios comem beiju com peixe. Fora das tribos, o ingrediente ganhou releituras
Há 191 anos, por volta das 16h30, após o brado de ;Independência ou morte; proclamado por Dom Pedro I, às margens do Ipiranga, em São Paulo, o Brasil tomou rumos significativos de autonomia. Mas as agitações não se restringiam à política. Também se passavam nas cozinhas. Naquela época, as especiarias vindas da Europa serviam de incremento para vários tipos de comidas. A mesa era farta e recebia influências alimentares diversas. Entre elas, a que dominava o território antes da chegada dos portugueses: a indígena.

A comitiva de Pedro Alvares Cabral chegou a Porto Seguro, na Bahia, em 1500, e encontrou povos que tinham o sustento baseado na caça, na pesca, em raízes, tubérculos, cascas e frutos. As formas engenhosas de cocção rendem comidas que atravessaram mais de cinco séculos e têm lugar cativo na mesa dos brasileiros de hoje. É o caso da mandioca.

;Foram os índios, por meio do tipiti, que é um objeto de palha trançada e funciona como um espremedor, que descobriram que a mandioca-brava servia para o consumo;, explica Simone Gonçalves, especialista em indigenismo e desenvolvimento sustentável. O resultado pode ser conferido, por exemplo, no beiju e em receitas típicas da Amazônia, como o tacacá e o molho tucupi.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação