O instrumentista Carlos Malta abre a programação do último dia do festival Mimo (Mostra Internacional de Música de Olinda). Às 16h, no Convento São Francisco, ele apresenta o concerto Saravá! Tributo a Baden & Vinicius, fazendo releituras do álbum Os afro-sambas (1966). Acompanhado por André Siqueira (guitarra), Di Steffano (bateria) e Augusto Mattoso (baixo), o flautista e saxofonista interpreta Canto de Xangô e Tempo de amor, entre outras, com toques jazzísticos.
O encerramento às 18h, na Praça do Carmo, será com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa sob regência do brasileiro Isaac Karabtchevsky. O repertório terá obras de Verdi, Wagner e Stravinsky.
Negra melodia
Ontem (7/9), o público do festival Mimo assistiu a apresentações da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música, sob regência de José Renato Accioly; Orquestra Sinfônica de Barra Mansa; Raul de Souza; Jards Macalé e Gilberto Gil & Orquestra de Sopros da Pro Arte.
Gil foi homenageado pelos jovens músicos da Pro Arte, criadores de novos arranjos para Mar de Copacabana, Amor até o fim e Expresso 2222, entre outras composições do artista baiano. Sob regência de Raimundo Nicioli, os músicos dividiram o palco com participações especiais de Marcelo Caldi (sanfona), Carlos Malta (sopros) e Mariana Bernardes. Um dos pontos altos foi o tributo a Dominguinhos, com a canção Eu só quero um xodó.
O sanfoneiro pernambucano também foi lembrado por Jards Macalé, que fez um show intenso, ao som de Mal secreto, Negra melodia e Anjo exterminado, com a banda Let;s Play That.
Sexta-feira (6/9), no Pátio da Igreja da Sé, foi exibido Jards, documentário de Eryk Rocha (mesmo diretor de Pachamama) sobre a vida e obra do músico carioca. ;O filme já foi exibido em mais de 30 festivais no Brasil e no exterior, e passou por nove países. Em Olinda, aconteceram duas coisas especiais: foi a primeira exibição em Pernambuco e foi a primeira em praça pública. É uma experiência nova, pois a sessão integra a arquitetura e polifonia da cidade. Há o vento soprando, as pessoas conversando...;, disse Eryk.