Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Conheça a história do Rock in Rio na linha do tempo interativa

Maior festival de rock começa nesta sexta-feira no Rio de Janeiro. Correio destaca os principais shows que marcaram a trajetória de um dos maiores festivais de música do mundo

[VIDEO1]

O Rio de Janeiro, que tem uma história musical ligada ao samba e ao funk, se transformará, a partir desta sexta-feira (13/9), na cidade do rock. De 13 a 22 de setembro, a Cidade Maravilhosa recebe o Rock in Rio, maior festival de música do mundo.

Sucesso absoluto de público e marco da expertise brasileira na organização de grandes eventos, o Rock in Rio voltou ao Brasil, após dar uma volta por Portugal e Espanha em 2012. Durante cada um dos sete dias da edição 2013, cerca de 85 mil pessoas devem levantar a poeira da Cidade do Rock - uma mega-estrutura de 150.000 m; montada na região onde ficará, futuramente, a vila olímpica das Olimpíadas de 2016.

O público poderá ouvir - e talvez ver - num dos quatro palcos do festival, um time variado de 127 estrelas nacionais e internacionais, que reúne de Beyoncé aos roqueiros do Alice in Chains, passando por Justin Timberlake e Metallica.

Supresas

"Nosso desafio é surpreender o público a cada dois anos com a renovação de conteúdos e as reuniões de artistas, que criam momentos que só podem ser vistos aqui", explica à AFP Roberta Medina, vice-presidente executiva e filha do idealizador do festival, Roberto Medina.

A Rock World, empresa dos Medina que gerencia o festival, teve 50% de suas ações compradas em 2012 pelo multimilionário Eike Batista, por um montante não revelado.



Para Roberta, é imperdível o show do brasileiríssimo Ivan Lins com o americano George Benson, que repetem uma inusitada parceria que levou o público à loucura em 1985, na primeira edição do Rock in Rio. "Mas também estou muito ansiosa pela apresentação do Bon Jovi", confessa.

Com todos os ingressos esgotados desde abril, este ano o Rock in Rio vai movimentar 482 milhões de dólares na economia da cidade. Segundo estudo divulgado pela Riotur, entidade responsável pelo turismo, o fetsival deve gerar 18 mil empregos diretos e indiretos e atrairá cerca de 300 mil turistas entre brasileiros e estrangeiros.

"Passarei minhas férias no Rock in Rio, me programei para estar aqui especialmente neste momento", conta a administradora Cristiana Castro, 28 anos, que veio de Fortaleza (nordeste) para curtir o festival com o namorado. Ela vai em quatro dias de apresentações, e quer muito ver o show do Alice in Chains. "Já estou ansiosa".

Com hotéis contabilizando 95% de ocupação, segundo a Riotur os turistas deverão deixar na cidade cerca de 106 milhões de reais com alimentação, compras e transporte.

Estréia

Para a abertura da festa do rock, nesta sexta-feira, a Orquestra Sinfônica Brasileira preparou um repertório sob medida. Sob a batuta do maestro Roberto Minczuk, 62 músicos prestarão uma homenagem aos clássicos do rock, com "Help" dos Beatles e "Bohemian Rhapsody", do Queen.

Mas a grande atração da noite de estreia é a diva do pop Beyoncé, que se apresentará no palco Mundo, local das principais apresentações. A cantora brasileira Ivete Sangalo também será uma das estrelas do dia, que será embalado pelas batidas do DJ francês David Guetta.

Nos dias seguintes são muito aguardados os shows de Florence and the Machine, Muse, Bon Jovi, Bruce Springsteen e Iron Maiden - que participou da mítica edição de 1985.