Diversão e Arte

Primavera-verão: arte e oceano inspiram desfiles de moda em Paris

A água é um elemento importante desta coleção e, portanto, o azul domina. Também estão muito presentes brancos e pretos, dispostos em padrões geométricos

Agência France-Presse
postado em 29/09/2013 14:52
Paris - Várias marcas de luxo do grupo LVMH apresentaram neste domingo, em Paris, suas propostas para a moda feminina primavera-verão 2014, com estilos muito diferentes: artístico com Céline, inspirado no oceano com Kenzo. "O poder às mulheres", declarou nos bastidores Phoebe Philo, diretora criativa da Céline, ao resumir sua coleção.

A água é um elemento importante desta coleção e, portanto, o azul domina. Também estão muito presentes brancos e pretos, dispostos em padrões geométricos

A nova coleção é menos extensa do que as anteriores, mas conta com toque artístico, mais alegre, graças a cores vivas, mas sem leveza. Vários de suas modelos pareciam ter recebido pinceladas, como no caso de um casaco amarelo acompanhado de um colar com toques de azul.

"Tudo é fácil de vestir nesta magnífica coleção. (...) Phoebe Philo é essencialmente uma criador para as ruas, no melhor sentido da palavra", disse Jean Jacques Picard, consultor de moda. "Acredito que essa coleção será um sucesso comercial", apostou.

Certamente inspirará criadores e lojas de departamento, como aconteceu com os casacos XXL de coleções anteriores, tanats vezes reinterpretados ou copiados. A estilista disse recentemente ao jornal Le Monde que estava "lisonjeada em ser copiada" e que gostaria de ver suas ideias reinterpretadas.

Já os dois estilistas da Kenzo, Humberto Leon e Carol Lim, encontraram na Califórnia inspiração para sua coleção. O estampado continua a ser o forte da marca. Para esta temporada, há grandes traços azuis representando as ondas do mar. Os criadores também pintaram peixes entrelaçados com uma mensagem denunciando "os estragos da sobrepesca", dizem.

[SAIBAMAIS]

"Porque viemos da Califórnia, o oceano sempre nos impressionou com o seu poder, por ser caráter flexível, pelo fato de ser uma fonte de vida", escreveram os estilistas em uma nota distribuída aos convidados.

A água é um elemento importante desta coleção e, portanto, o azul domina. Também estão muito presentes brancos e pretos, dispostos em padrões geométricos.

Os cortes são bastante complexos e a coleção é menos "sportswear" do que antes. "Queríamos mesclar alfaiataria e moda praia", explicam.

Por sua vez, o estilista francês Maxime Simoens apresentou uma coleção muito sexy, imaginando a parisiense como uma "amazonas". Botões em todos os lugares permitindo transformar as peças: uma saia longa pode se tornar curta, uma calça em short.

Dominam o branco e o preto, mas há também um vestido turquesa e cinza metálico - tom presente em outras coleções - que iluminam as silhuetas.

Em outro desfile de domingo assinado para a marca Chloe, a estilista Clare Waight-Keller, apostou na "sedutora fluidez" em uma coleção de silhuetas alongadas.

Leias mais notícias em Diversão e Arte

Em outra coleção, onde a arte também esteve presente, Andrew Gn, nascido em Cingapura, homenageou seus pintores favoritos com estampas inspiradas no cubista Georges Braque e Pablo Picasso.

Ainda devem desfilar neste domingo as modelos de Riccardo Tisci para Givenchy, e na segunda-feira será a vez de Stella McCartney e Saint Laurent apresentar suas coleções nas passarelas da Semana de Moda de Paris.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação