[VIDEO1]
Gabriel Uchida, munido de uma câmera fotográfica e lentes, dá as costas para o gramado e começa a registrar aqueles que, para muitos, são coadjuvantes em uma partida de futebol: o público. Choros, gritos, cantos e gestos viram histórias. Desde 2009, está à frente do projeto FotoTorcida, que retrata o ambiente das arquibancadas e a rotina de torcedores de futebol.
O objetivo, segundo Uchida, não é falar do jogo. Às vezes, ao fim de uma partida, ele afirma, entre risos, não ser capaz de responder com prontidão qual foi o resultado final. ;Não estou ali para falar do golaço de tal jogador. Tem um milhão de histórias acontecendo a cada dia de jogo;, conta. Torcedor do Santos e formado em jornalismo, o início da trajetória na fotografia se deu por obra do acaso.
Há cinco anos, Uchida foi ao tradicional Estádio do Canindé, em São Paulo, para assistir ao jogo entre a mandante Portuguesa e o Santo André. Na companhia de alguns colegas, resolveu sacar a câmera que trouxera e fotografar. Ao conferir as imagens, gostou do resultado e teve a ideia do projeto. ;Fui apenas para acompanhar e acabei fazendo umas fotos dos meus amigos que me agradaram. Foi quando tudo começou.; A partir de então, o fotógrafo traçaria o caminho que o tornou conhecido nacionalmente e internacionalmente na temática de torcidas de futebol.
A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique .