Diversão e Arte

Max de Castro antecipa como será o encontro de instrumentistas no Rio

O cantor vai apresentar um repertório sem vocal, com exceção da música "Eu também quero mocotó"

postado em 30/10/2013 13:02
O carioca Max de Castro é a principal atração de sábado do CopaFestEm todos os álbuns lançados, o cantor e produtor Max de Castro fez questão de incluir uma faixa sem intervenção vocal. Ainda assim, um projeto inteiramente instrumental não havia sido feito. Até agora. O carioca é uma das atrações do CopaFest, o principal festival de música instrumental no país, que toma conta de um dos salões do prestigiado Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, entre quinta (31/10) e domingo (3/11).

;Uma iniciativa inédita. Pela primeira vez, monto um repertório sem vocal. Teremos, a princípio, apenas uma única exceção: a canção Eu também quero mocotó, sob nova roupagem;. E a exceção não será por acaso. A composição de Jorge Ben Jor se tornou clássica em uma versão do falecido arranjador Érlon Chaves, que será homenageado por Max.



Ao lado de Wilson Simonal, na década de 1960, Chaves mesclou samba, jazz e suingue e gerou o gênero que ficou conhecido como ;pilantragem;. Entre outros, excursionou com Elis Regina. Eu também quero mocotó ficou conhecida não somente pelos arranjos, mas por conta de uma apresentação antológica no Festival Internacional da Canção, em 1970. O negro Chaves sobe ao palco e, no decorrer da performance, recebe afagos de duas dançarinas loiras. Em plena ditadura, o escândalo era iminente. A carreira despencou vertiginosamente e o artista passou a ser perseguido pelos militares.

[SAIBAMAIS];Quebramos muito tabus. Prefiro pensar que a reação de hoje seria diferente. Embora, ainda vemos por aí resquícios de homofobia, racismo e outros preconceitos;, comentou Max, que promete animar o baile com o melhor do repertório do paulista, morto em 1974.

Além de Max, consagrados instrumentistas se apresentam nas três principais noites do evento. Entre eles, o pianista Wagner Tiso e o aclamado trombonista Raul de Souza.

CopaFest

Festival de música instrumental brasileira. Shows com Max de Castro, Wagner Tiso, Raul de Souza, entre outros. Entre quinta e domingo, no Copacabana Palace, Rio de Janeiro. Ingressos a R$80. Não recomendado para menores de 16 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação