[VIDEO1]
;Eu vivo para os aplausos.; A frase, que faz parte do refrão da música Applause, resume a carreira de Lady Gaga. Sempre em busca de polêmicas e de formas de chamar a atenção da mídia mundial, a cantora agora se vê diante de um arriscado desafio. Com lançamento marcado para o próximo dia 11, o disco Artpop pode ser a última cartada de uma artista que busca se reiventar e se colocar como o principal ícone pop de sua geração.
O desafio que Gaga se propôs não é fácil. No novo trabalho, a cantora pretende misturar dois mundos: o das artes (plásticas e visuais) com o da música pop. ;Ele (o disco) tem uma montagem mais artística do que mainstream. Uma pegada mais alternativa, mais conceitual. Acho que ela quer fazer história;, explica Flávio Saturnino, editor do portal especializado Popline. A própria Gaga confirma essa ideia. Recentemente, pelo Twitter, ela declarou que pretende revolucionar o cenário musical com o novo disco.
Apesar do discurso ambicioso que cerca Artpop, os números não são os mais animadores. O primeiro single do disco (Applause) teve um resultado decepcionante. A música chegou ao primeiro lugar em vários países do mundo, mas não emplacou no principal mercado da cantora: os Estados Unidos, ficando atrás de concorrentes como Katy Perry e Miley Cyrus, com 225 mil cópias vendidas.
Os números iniciais decepcionantes, os singles divulgados, as entrevistas da cantora e as apresentações em premiações e em programas de televisão dividem fãs e especialistas quanto ao futuro da popstar. Enquantos alguns acreditam que ela pode se consagrar, outros entendem que Gaga deve se perder em meio aos seus crescentes exageros.