postado em 03/11/2013 16:19
[SAIBAMAIS]Segundo a responsável pelo espaço, Alexandra Miamoto, a mostra chama atenção pelo tamanho. ;Realmente, a galeria está completamente tomada pela mostra gigantesca;, disse. Inédita no Brasil, a exposição passou pelo México, pela Espanha e Colômbia.
As peças começaram a ser colecionadas em 1995 pela mexicana Cándida Fernández. De acordo com Alexandra, o principal intuito do projeto é promover a divulgação dos trabalhos artesanais. ;Ela quer promover os artesãos. Artistas que não têm aula, não têm ensino nenhum e que aprendem tudo na vida;, explica sobre as peças compradas de artistas vivos.
O Brasil é representado por 79 artistas, principalmente de Minas Gerais, Mato Grosso e Pernambuco. ;As peças brasileiras se destacam muito pelo barro. As peças de barro são as que eles conseguem se conectar mais com o país;, destaca Alexandra. Os trabalhos nacionais também chamam atenção pelos preços: segundo a curadora, as peças brasileiras estão entre as mais caras, ficando atrás apenas das espanholas.
As obras estão organizadas por forma e materiais usados. São sessões como a de joalheria, que reúne peças em ouro e prata, ou a de máscaras, com produtos de vários países. Há ainda trabalhos feitos com cerâmica, madeira, papel, tecidos e fibras vegetais.