Diversão e Arte

Rapper Eminem recebe principal prêmio no YouTube Music Awards

Os vídeos indicados receberam mais de 1,9 bilhão de acessos antes da cerimônia deste domingo

Agência France-Presse
postado em 04/11/2013 15:00

Eminem recebeu o prêmio de melhor artista e interpretou Rap God

Nova York - O site YouTube, um peso pesado da indústria musical, concedeu no domingo (3/11) ao rapper Eminem o prêmio de artista do ano, na primeira edição do YouTube Music Awards. A cerimônia, exibida ao vivo pelo portal a partir do Pier 36 de Nova York, teve início com o grupo canadense Arcade Fire e a interpretação de Afterlife em um "vídeo ao vivo", com um coral de meninas.

Em seguida, Lady Gaga, sem o figurino exótico que a tornou famosa, interpretou uma canção anônima ao piano em um tom melancólico. Fotografias mostraram a enigmática artista aparentemente aflita no palco.

O YouTube, que pertence ao gigante Google, deixou a organização do evento nas mãos do cineasta Spike Jonze, diretor de filmes como Quem quer ser John Malkovich?. A apresentação ficou a cargo do ator Jason Schwartzman e do comediante Reggie Watts. Jonze disse que desejava permanecer fiel às origens experimentais do site. A premiação teve seis categorias: vídeo do ano, artista do ano, melhor resposta de um fã, fenômeno YouTube, artista revelação e inovação do ano.

Os indicados foram selecionados de acordo com os vídeos mais assistidos, mais compartilhados e que receberam mais avaliações positivas no último ano, segundo o YouTube. O prêmio de artista revelação parece ter atendido o desejo de Jonze: a dupla Macklemore & Ryan Lewis venceu com um vídeo gravado com 5.000 dólares e disponibilizado no YouTube, com grande sucesso.



Apesar da presença de Miley Cyrus, PSY, Lady Gaga e Justin Bieber na categoria melhor vídeo, o prêmio foi para o grupo sul-coreano Girls; Generation com a canção About a Boy. Os vídeos indicados receberam mais de 1,9 bilhão de acessos antes da cerimônia deste domingo (3), segundo o YouTube.

Eminem recebeu o prêmio de melhor artista e interpretou Rap God no evento de Nova York, de maneira mais discreta que o habitual. O momento mais controverso da festa foi um curta-metragem da atriz Lena Dunham, criadora da série da HBO Girls, no qual um homem apaixonado, aparentemente com depressão, decide cometer suicídio com uma jovem que acaba de conhecer.
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A decisão foi do público e a atriz elogiou a escolha, pouco depois do sangue das vítimas do suicídio simulado ter atingido os espectadores. A violinista Lindsay Stirling, que teve a carreira impulsionada pelo YouTube, venceu na categoria melhor resposta para vídeos que foram remixados ou parodiados por "Radioactive".

O prêmio de fenômeno do ano ficou com I knew you were in trouble de Taylor Swift e o de inovação com Destorm Power, o 169; usuário com mais assinaturas no YouTube e cujos vídeos no site foram assistidos mais de 200 milhões de vezes. O YouTube virou referência para a música, deixando para trás, por exemplo, a MTV, canal que acompanhou desde o início a criação dos videoclipes e que hoje tem sua popularidade abalada.

Em agosto do ano passado, a agência Nielsen divulgou uma pesquisa na qual 64% dos adolescentes americanos escutavam música pelo YouTube. O rádio aparecia com 56%. E, paradoxalmente, as gravadoras também se beneficiam do sucesso de seus artistas no YouTube, apesar do site ter acesso gratuito.

A indústria musical arrecadou 500 milhões de dólares nos últimos anos com publicidade no YouTube, segundo Vivien Lewit, diretora de colaborações musicais do portal.

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