Diversão e Arte

Grupos Os Cariocas e Boca Livre reaparecem em novos projetos musicais

Os veteranos estão com discos novos. Ruy Faria, ex-MPB4, também apresenta novo disco

Irlam Rocha Lima
postado em 11/11/2013 08:38

Com o recém-lançado álbum Amizade, o conjunto Boca Livre celebra mais de três décadas de carreira

Na história da música popular no Brasil, alguns dos grupos vocais não se contentaram em servir apenas de coadjuvantes ou meros acompanhantes de outros artistas. É o caso de nomes como Os Cariocas, MPB4, Quarteto em Cy e Boca Livre, que resistiram ao tempo e continuam prezando pela qualidade. Os veteranos Cariocas e a turma do Boca Livre estão com discos novos. Ruy Faria, ex-MPB4, também apresenta novo projeto. ;Continuamos porque gostamos de cantar e manter contato com o público;, diz Severino Filho, 85 anos, único integrante de todas as 10 formações de Os Cariocas ; grupo que estreou em 1946.



Originalmente um quinteto, fundado por Ismael Neto, a banda tem hoje quatro cantores: Severino, Fabio Luna, Neil Teixeira e Eloi Vicente. O novo CD, Estamos aí, pelas contas de Severino, ultrapassa a marca de uma centena de registros fonográficos. Para quase 70 anos de carreira (com alguns intervalos), o número até que é compatível. Cada um dos quatro escolheu faixas que gostaria de cantar, e o resultado é um trabalho leve, repleto de brasilidade e com os arranjos vocais elaborados que ajudaram a imortalizar o grupo.
[VIDEO1]
;Quando sai alguém, a gente tenta colocar outro de timbre parecido;, explica Severino, responsável pelo falsete que é a principal marca de Os Cariocas. Johnny Alf, Chico Buarque, Dorival Caymmi e Milton Nascimento são alguns dos que emprestaram canções para Estamos aí. Severino diz que, ;se música brasileira ainda tocasse em rádio;, a inédita O amor em movimento, de Chiquito Braga e Ronaldo Bastos, certamente se tornaria um sucesso.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação