Diversão e Arte

Filmes com baixo orçamento tiveram grande retorno para as produtoras

O ano ficou marcado por bilheterias atípicas: filmes de grande orçamento, como O cavaleiro solitário, fracassaram, enquanto longas de pouco investimento, como É o fim, tiveram grande retorno

postado em 18/11/2013 08:07

Nem o queridinho do público Johnny Deep salvou

Os superticiosos apontarão a aparição do número (sinal de má sorte) como a causa para o bonde do azar que está passando pelas bilheterias dos filmes de Hollywood em 2013 . Em um ano de movimentação atípica, grandes apostas de estúdios foram esnobadas pelo público e filmes lançados pelas bordas foram tratados com apreço pela plateia cinematográfica. A escorregada foi tão expressiva que três títulos lançados em 2013 figuram na lista dos 10 maiores prejuízos do cinema. O western O cavaleiro solitário está apenas duas posições abaixo da maior bomba das bilheterias de todos os tempos: a animação Marte precisa de mães.

O segundo pior desempenho de 2013, R.I.P.D ; Agentes do além, uma aventura mirabolante sobre uma dupla de agentes desencarnados tentando salvar gente viva da influência dos mortos, foi pensado nos moldes da série de sucesso MIB ; Homens de preto. Mas, diferentemente da franquia em que se inspirou, R.I.P.D. ocupa a quarta colocação no ranking dos melhores entre os piores, tendo perdido US$ 115 milhões.



As certezas de acréscimo em arrecadações com o ingresso em 3D, o investimento em continuações de franquias e a escalação de grandes nomes no elenco começam a sofrer solavancos. As planilhas, gráficos e previsões calculadas pelos estúdios não conseguem dar conta da mudança de humores do público cinematográfico deste início de década. Um astro carismático como Johnny Depp passou por momentos de constrangimento com o lançamento de O cavaleiro solitário, produzido pelos estúdios Walt Disney ; o exemplo mais emblemático da mudanças de maré deste ano. A empresa não recuperou o gasto de US$ 215 milhões na produção da aventura épica passada no Velho Oeste.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação