Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Brasília fica, mais uma vez, de fora dos contemplados pelo Natural Musical

O jurado Pena Schmidt, que participou de todas as comissões ao longo dos oito anos do projeto, afirmou que têm havido poucos interessados vindos de Brasília

, que ganharão patrocínio da Natura, para serem desenvolvidos em 2014. Entre os contemplados estão artistas consagrados como Elba Ramalho (Paraíba), Fernanda Takai (Minas Gerais), Nação Zumbi (Pernambuco) e Mestre Solano (Pará), além de novos valores, como Manuela Rodrigues e Zé Manoel (Bahia) e Juliana Siinimbú e o Duo Strobo 2.0 (Pará).

[SAIBAMAIS]Destaque-se, também, a acolhida dada a projetos de diferentes formatos, em especial ao Acervo Batatinha, que visa o resgate, restauro e digitalização dos fonogramas e outros conteúdos sobre a vida e a trajetória do sambista baiano, além da publicação de um songbook e da realização de shows em sua homenagem. A ele se junta o Passado de glória, que propõe a gravação de um álbum de Hildimar Diniz, o mestre Monarco, na passagem dos 80 anos. Além do disco, ele receberá patrocínio para a apresentação de shows.



O lançamento do livro sobre a história do Lira Paulistana também terá seu espaço no programa. O teatro, que foi um marco na construção da cena independente em São Paulo ; entre 1978 e 1986, virou a casa da Vanguarda Paulistana, ao acolher nomes como Arrigo Barnabé, Itamar Assumpção, Ná Ozzeti e Premeditando o Breque, entre outros ainda vivos na memória afetiva dos brasileiros.

Durante a divulgação dos selecionados, Fernanda Paiva, gerente de Apoios e Patrocínios da Natura, ao responder uma pergunta sobre a ausência de músicos de Brasília entre os contemplados, explicou que os projetos inscritos passam por avaliação técnica. A escolha é feita por uma comissão, que julga as propostas com base nos critérios do programa. Mas adiantou que a partir do próximo ano, o programa vai passar a ter um outro olhar sobre a produção musical brasiliense. Já o jurado Pena Schmidt, que participou de todas as comissões ao longo dos oito anos do Natura Musical, afirmou que, entre os interessados, têm havido poucos projetos vindos de Brasília.

Confira a lista com os escolhidos

Edital Nacional

Elba Ramalho

5 a Seco

Nação Zumbi

Karla da Silva

Zé Manoel

Lira Paulistana

Passado de Glória


Edital Bahia


Gerônimo e Orquestra

Manuela Rodrigues

Dois em Um

Rumpilezzinho

Acervo Batatinha


Edital Minas Gerais


Fernanda Takai

Érika Machado

Dibigode

Vinil é Arte Remixes


Edital Pará


Felipe Cordeiro

Juliana Sinimbú

Strobo 2.0

Lágrimas da Minha Ilha

Pregões Melodia das Ruas

Mestre Solano

Mestres Navegantes Edição Pará