A 11; edição do Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa vai anunciar seus vencedores nesta quarta-feira (4/12), em uma cerimônia que acontece em São Paulo. Na corrida, Valter Hugo Mãe é o único escritor português finalista, com o romance O filho de mil homens.
Entre os 63 concorrentes, apenas 12 candidatos foram para a final e cada um ficou com quatro obras da disputa. Serão escolhidos livros na categoria poesia, conto e romance.
Os livros Formas do nada, de Paulo Henriques Britto, Porventura, de Antonio Cicero, Sentimental, de Eucanaã Ferraz e Um útero é do tamanho de um pulso, de Angélica Freitas ficaram como finalistas na categoria poesia.
Para a categoria romance, os que estão na reta final são os Barba ensopada de sangue, de Daniel Galera, O filho de mil homens, de Valter Hugo Mãe, A máquina de madeira, de Miguel Sanches Neto e O sonâmbulo amador, de José Luiz Passos.
Já em contos, os livros escolhidos foram Páginas sem glória, de Sérgio Sant;Anna, A verdadeira história do alfabeto, de Noemi Jaffe, Essa coisa brilhante que é a chuva, de Cíntia Moscovich e O tempo em estado sólido, de Tércia Montenegro.