Diversão e Arte

Sean Baker revela bastidores do controverso Uma estranha amizade

Aos 42 anos, Sean Baker, que já ganhou troféu no extinto Festival Internacional de Cinema de Brasília (em 2009), lida com destreza com temas ligados à melhor idade.

Ricardo Daehn
postado em 21/12/2013 16:29
Aos 42 anos, Sean Baker, que já ganhou troféu no extinto Festival Internacional de Cinema de Brasília (em 2009), lida com destreza com temas ligados à melhor idade.

Sob enorme pressão nos bastidores de Uma estranha amizade (o terceiro longa-metragem sob seu comando, que está em cartaz nos cinemas da cidade), o diretor Sean Baker admite que não teve sossego ao lidar com o sobrenome de peso de uma das atrizes: Hemingway. ;Não me tornei mais seguro, com a presença de Dree (bisneta do cultuado Ernest Hemingway);, entrega o diretor, apaixonado pelos contos do criador de Adeus às armas.

;Gosto, em especial, de Men without women (Homens sem mulheres), coletânea de 1927. Eu me identifico demais com aquelas histórias. Na minha admiração, Hemingway teve um tipo de pureza que atravessava o processo da escrita. Vivo retornando a uma citação dele: ;Não há nada em escrever: tudo o que você faz é se sentar em frente à máquina de escrever e sangrar;. Na edição cinematográfica, é que me encontro com o filme feito. Rescrevo meu longa, nesta etapa: na ilha de edição, é que me deixo sangrar;, diz.



Aos 42 anos, Sean Baker, que já ganhou troféu no extinto Festival Internacional de Cinema de Brasília (em 2009), lida com destreza com temas ligados à melhor idade. ;A relação de amizade entre as gerações representadas no filme não tocou um grau pessoal. Talvez meu desejo recorrente de estreitar laços com alguém de mais idade tenha me conduzido a fazer o filme. O nível de detalhe veio da liberdade de permitir que as atrizes Dree Hemingway e Besedka Johnson criassem uma verdadeira intimidade na frente das câmeras. Existiu um vínculo real traduzido na realização do filme;, explica.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação