Diversão e Arte

Animação "Minhocas" é o primeiro stop-motion brasileiro em cartaz

A animação brasileira está em cartaz nas principais salas de cinema do país

postado em 28/12/2013 09:18

A animação brasileira está em cartaz nas principais salas de cinema do país
Lançada no último dia 20, a animação Minhocas é um feito dos diretores Paolo Conti e Arthur Nunes por ser a primeira produção quadro a quadro feita no Brasil. A técnica de stop-motion foi utilizada em longas que tiveram sucesso de bilheteria, como A fuga das galinhas (2000) e Coraline e o mundo secreto (2009). Feito em sete anos, o filme custou cerca de R$ 10 milhões (ou US$ 4,6 milhões), valor considerado uma pechincha para animações em geral, e tem uma versão em inglês visando distribuição global.



Paolo Conti, de 36 anos, falou com o Diversão & Arte sobre o projeto e explicou por que o longa é um marco no mercado de animação brasileiro, que ainda engatinha contra a indústria de animação dominante americana, e sua escolha pela técnica inédita no país.

Conti entrou no cinema por meio de uma produtora de vídeo na qual conheceu Nunes. Em 2000, os dois deixaram a produtora e abriram a própria agência, onde fizeram vários vídeos publicitários, mas a ideia embrionária de Minhocas veio muito antes disso, quase 20 anos atrás. O curta, porém, foi feito em 2005. ;Aos poucos, nossa produtora foi ganhando corpo e, em 2004, a gente decidiu começar o projeto do filme. Para não perder tempo, porque um longa demoraria anos para ficar pronto, decidimos começar com um curta e testar o tema. Se esse curta fosse bem e as pessoas gostassem, a gente desenvolveria o tema para o longa;, diz Conti.

Assista ao trailer do filme:

[VIDEO1]
A animação brasileira está em cartaz nas principais salas de cinema do país

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação