Publicidade

Estado de Minas

Morre compositor de trilhas sonoras de 'O Pianista' e 'Drácula'

O compositor polonês Wojciech Kilar faleceu neste domingo aos 81 anos, anunciou a rádio pública polonesa


postado em 29/12/2013 14:41 / atualizado em 30/12/2013 19:47

Varsóvia - O compositor polonês Wojciech Kilar, autor de trilhas sonoras de filmes como "O Pianista", de Roman Polanski, ou "Drácula", de Francis Ford Coppola, faleceu neste domingo aos 81 anos, anunciou a rádio pública polonesa.

"Um homem excepcional nos abandonou. Ele foi uma das figuras mais importantes da cultura polonesa", declarou o diretor da Ópera de Varsóvia, Waldemar Dabrowski.

Leia mais notícias em Diversão e Arte

Kilar, que também trabalhou para o diretor Andrzej Wajda, recebeu reconhecimentos internacionais por suas composições para filmes, como o prêmio da Sociedade Americana de Compositores por trilha sonora original de "Drácula" em 1992. O compositor também é reconhecido por sua música sinfônica, música de câmara e por suas obras para instrumentos solo.

Nascido em 1932 em Lviv, cidade polonesa antes da Segunda Guerra Mundial (atualmente localizada na Ucrânia), Wojciech Lilar viveu em Katowice e em Paris, onde realizou seus estudos de música com a pianista francesa Nadia Boulanger.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade