Diversão e Arte

Três mil pessoas conferem último dia da exposição Mestres do Renascimento

Exposição recebeu mais de 100 mil pessoas

Nahima Maciel
postado em 05/01/2014 18:24
Longas filas se formaram no último dia da exposição

Nem o calor de 30 ;C afastou os curiosos dos mestres do Renascimento. Uma fila imensa se formou em volta do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) desde a manhã deste domingo (05/1) para conferir a exposição Mestres do Renascimento ; obras-primas italianas, que trouxe a Brasília 57 obras dos séculos 15 e 16 pertencentes a 23 museus da Itália. Até sábado, 99.300 pessoas já haviam passado pela mostra. A expectativa é que neste domingo, último dia para visitar a exposição, o CCBB receba mais de 3 mil pessoas.

Foi preciso persistência e muita curiosidade para ver as obras de Leonardo da Vinci, Veronese, Fra Angélico, Rafael e Boticcelli. A média de espera no final da tarde era de 4 horas. Por causa do volume de pessoas, o CCBB decidiu prolongar o horário de visitação até as 23h.

A corretora Mariella Maia e o designer gráfico Murilo Lobato enfrentaram mais de quatro horas de fila para não perder a mostra. "Ficamos impressionados com o volume de pessoas interessadas. E a exposição está muito bem montada", reparou Lobato. "Conversamos com pessoas na fila que nunca tiveram a oportunidade de ver arte for a e essa é uma oportunidade que não se pode dispensar", garante Mariella.


O fato de as obras expostas serem originais motivou a jornalista Carolina Ribeiro a ficar mais de três horas na fila. "O efeito de luz, o brilho, o efeito de ilusão que o original tem nenhuma réplica consegue", explica. "É diferente de ver na internet." Acostumada a procurar na rede as imagens de obras de arte, Carolina confessa ficou encantada com efeito provocado pelas pinturas ao vivo. Ela lembrou ainda que, há uma década, seria impossível ver obras de Leonardo da Vinci e Rafael em Brasília. Para o casal de servidores públicos Ana Helena e Hugo Lazar, as três horas e meia de espera valeram a pena por causa do filho Hugo. " A ideia era mostrar para ele, estimular", diz Ana Helena, que já visitou exposições de mestres renascentistas em viagens ao exterior.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação