Diversão e Arte

Confira os indicados do cinema e da televisão ao Globo de Ouro

Os Globos de Ouro chegam neste ano marcados por uma abundância pouco habitual de bons filmes em disputa. Premiação acontece neste domingo

Agência France-Presse
postado em 12/01/2014 09:24
Apresentado pelo segundo ano consecutivo pelas comediantes Tina Fey e Amy Poehler, o prêmio é um dos mais descontraídos da temporada

Los Angeles - O champanhe está gelando e o tapete vermelho já foi estendido para a entrega dos prêmios Globo de Ouro deste domingo, onde "12 Years a Slave" e "Trapaça", no cinema, e "Minha vida com Liberace", na televisão, lideram as indicações.

Apresentado pelo segundo ano consecutivo pelas comediantes Tina Fey e Amy Poehler, o prêmio é um dos mais descontraídos da temporada, graças, talvez, ao champanhe, servido de forma abundante. Depois do desfile de vestidos e disputa de popularidade em um dos tapetes vermelhos mais glamourosos de Beverly Hills, os artistas darão início à cerimônia às 17h00 locais (23h00 de Brasília) no hotel Beverly Hilton.

Os Globos de Ouro chegam neste ano marcados por uma abundância pouco habitual de bons filmes em disputa, embora sua reputação não seja muito positiva entre os especialistas do cinema.

O drama histórico "12 Years a Slave", de Steve McQueen, e "Trapaça", de David O. Russell - que conta com um magistral quarteto de atores formado por Amy Adams, Christian Bale, Jennifer Lawrence e Bradley Cooper - acumulam sete indicações cada um.

Com cinco indicações, são seguidos pelo filme em preto e branco "Nebraska", de Alexander Payne; enquanto os piratas somalis de "Capitão Phillips" (de Paul Greengrass com Tom Hanks) e a odisseia espacial "Gravidade" (do mexicano Alfonso Cuarón com Sandra Bullock) buscarão quatro estatuetas cada um. Cuarón, de 52 anos, disputará o prêmio de melhor diretor com Greengrass, McQueen, Payne e Russell.

Na televisão, foi indicada quatro vezes a série política produzida pelo Netflix e protagonizada por Kevin Spacey "House of Cards", que pode fazer história caso se torne a primeira produção on-line a ganhar um prêmio importante na temporada hollywoodiana.

Também com quatro indicações aparece "Minha vida com Liberace", uma produção biográfica sobre o excêntrico pianista, protagonizada por Michael Douglas e Matt Damon, que estreou diretamente na televisão nos Estados Unidos.

No entanto, este filme de Steven Soderbergh, que foi exibido nas salas de cinema da Europa, recebeu na semana passada cinco indicações aos prêmios BAFTA, o Oscar britânico.

Brilho garantido

Os Globos de Ouro dividem suas categorias entre drama e comédia/musical. Assim, "12 Years a Slave", "Capitão Phillips" e "Gravidade" disputarão o prêmio de Melhor Filme dramático com "Philomena", do britânico Stephen Frears, e "Rush: No Limite da Emoção", uma história sobre a Fórmula 1 do americano Ron Howard.

Como Melhor Filme de comédia ou musical se enfrentarão "Nebraska", "Inside Llewyn Davis - Balada de Um Homem Comum", dos irmãos Ethan e Joel Coen, "O Lobo de Wall Street", de Martin Scorsese com Leonardo DiCaprio, e o romance de ficção científica "Ela", de Spike Jonze com Joaquín Phoenix e a voz de Scarlett Johansson.

Os atores indicados garantirão o brilho do tapete vermelho, com adversários como Cate Blanchett, Sandra Bullock, Emma Thompson, Kate Winslet, Meryl Streep, Julia Roberts, Tom Hanks, Idris Elba, Robert Redford e Leonardo DiCaprio.

Na disputa como Melhor Filme estrangeiro estão o sexualmente explícito filme francês "Azul é a Cor Mais Quente", o italiano "A Grande Beleza", o dinamarquês "A Caça", o japonês "Vidas ao Vento" e "Le Passé", do iraniano Asghar Farhadi.

"Frozen: Uma Aventura Congelante", "Meu Malvado Favorito 2" e "Os Croods" competem como Filmes de Animação.

Nas produções para televisão, a colombiana Sofía Vergara tentará pelo quarto ano consecutivo levar o prêmio de Melhor Atriz por seu papel na série de comédia "Modern Family".

Além de "House of Cards", buscarão o triunfo como Melhor Série Dramática "Breaking Bad", "Downton Abbey", "The Good Wife" e "Masters of Sex", enquanto entre as comédias competirão "The Big Bang Theory", "Brooklyn 99", "Girls", "Modern Family" e "Parks and Recreation".

O prêmio Globo de Ouro, concedido desde 1944, é um marco importante na temporada de prêmios, mas não é considerado um indicador da tendência que será seguida pelo Oscar.

Seus eleitores são menos de uma centena de jornalistas da Associação dos Correspondentes Estrangeiros de Hollywood (HFPA), enquanto o Oscar é decidido por 6.000 membros da indústria.

A temporada terminará no dia 2 de março com a entrega do Oscar, cujos candidatos serão anunciados na próxima quinta-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação