O Festival de Verão de Salvador é um modelo a ser copiado. Não só pela variedade de atrações. Mas por uma estrutura (muito) bem-sucedida, envolvendo segurança, entretenimento e organização. Na noite de estreia da edição de 2014, na quarta-feira (29/1), o que se viu foi uma maré de gente - e olhe que o Parque de Exposições nem estava completamente tomado - feliz da vida em largar a novela das 21h para pular carnaval. Na Bahia é assim.
E a primeira atração nem tem muito a ver com folia. Frejat subiu ao palco pouco depois das 19h30 e, embora não seja um cantor de multidões, fez o simples e agradou. Com o show da turnê O amor é quente, o ex-Barão Vermelho fez menções a Cazuza um bocado de vezes. Cantou Maior abandonado, Malandragem, Exagerado, Pro dia nascer feliz e outras faixas imortalizadas pelo parceiro. O público o acompanhou. Ainda houve tempo para um cover de Tim Maia, Não quero dinheiro, só quero amar, e outro dos Mutantes, A minha menina. Era só o aquecimento.
Depois, foi a vez do pretendente ao posto de Rei do Axé, Saulo. "Eu tô mais para plebeu", avisa. Em uma apresentação explosiva, como de costume, o músico desfilou sucessos recentes, como Raiz de todo o bem e Vu, cantados em coro pelo público. As canções são as apostas de Saulo para o carnaval deste ano. "São letras que falam da nossa cultura. Não tenho como fugir disso. Tenho filho pequeno e eles precisam conhecer quem somos", explica. A Orquestra Santo Antônio, de Conceição do Coité, interior da Bahia, acompanhou o ex-Eva em três faixas. Uma elas, a delicada Tão sonhada. Ele se despediu com dois hinos do axé, Faraó divindade do Egito e Protesto Olodum.
O Festival de Verão vem seguindo uma tendência do carnaval baiano de absorver a música sertaneja. Depois de desfilar no bloco Pirraça, da dupla Jorge e Mateus, Gusttavo Lima estreia o Doidaça, no dia 1; de março, na Barra. O show apresentado nesta quarta-feira (29) deve ser adaptado para a avenida, já que o músico vem pesando a mão no romantismo. Mas não fica por aí. O repertório vai de uma sequência de funks a sucessos de Zezé Di Camargo e Luciano. Ainda há tempo para canções de toda de viola. Gusttavo, como boa parte dos sertanejos de sua geração, sabe ser versátil. No final, dá uma de Roberto Carlos e joga rosas para o público.
Na pisadinha de Riquelme, o Aviões do Forró mostrou por que é considerado umas das maiores bandas do gênero do país. Algo parece determinante para o sucesso
do grupo, além do carisma e sintonia de Xandy e Solange: a capacidade de se reinventar. Os shows do Aviões nunca são os mesmos. Na noite desta quarta-feira (29), o vocalista convocou o ex-BBB Diogo Pretto, que estava na plateia, para coreografar Molinho, nova música dos Filhos de Jorge. O vocalista Dan Miranda, inclusive, estave por lá, cantando Ziriguidum. Antes, o cantor Márcio Victor, do Psirico, lembrou um dos hits do verão, Lepo lepo. Mas o ponto alto mesmo foi quando Tatá Wernek entrou em cena para dançar Piradinha, a música-tema de Valdirene, sua personagem em Amor à vida. "Vamos todos engravidar", brincou a atriz, sobre o clima de azaração do festival. O Grupo Revelação fechou a noite.
Mas nesta quinta-feira (30) tem mais. O dia mais aguardado do evento traz Paralamas do Sucesso, Asa de Águia, Ivete Sangalo, Jorge e Mateus e SPC no palco principal. No espaço alternativo, o Passarela, tem Alexandre Peixe, Israel Novaes, Vander Lee e Kart Love. Quem quiser acompanhar tudo, o canal de TV por assinatura Multishow está transmitindo a partir das 19h30.
Números do Festival de Verão de Salvador
. Mais de 60 atrações
. R$ 13 milhões investidos
. 200 mil pessoas é o público estimado para os quatro dias
. 100 m; de área construída
. 24m de boca de cena e 20m de altura
. 21 mil vagas de trabalho