Diversão e Arte

Relembre os 50 anos da turnê dos Beatles pelos Estados Unidos

O desembarque em Nova York mudou a indústria do entretenimento ao sacramentar a beatlemania e apresentar ao mundo o rock do quarteto inglês

Yuri de Lira, Diário de Pernambuco
postado em 07/02/2014 09:25

O desembarque em Nova York mudou a indústria do entretenimento ao sacramentar a beatlemania e apresentar ao mundo o rock do quarteto inglês

O Boeing 707 com o nome dos Beatles estampado na fuselagem pousou no aeroporto internacional John F. Kennedy, em Nova York, exatamente no dia 7 de fevereiro de 1964, por volta das 13h. Uma multidão de cinco mil fãs - a maioria certamente composta por meninas - tentava, em atitude carnavalesca, acenar ou ver melhor John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison. O desembarque deu início à turnê dos Fab Four pelos Estados Unidos, e mudou a indústria do entretenimento ao sacramentar a beatlemania e apresentar ao mundo o rock do quarteto inglês. O Viver aproveita a data redonda para relembrar alguns dos principais fatos da viagem que durou 34 dias, rendeu 32 shows em 24 cidades, além de US$ 7,5 milhões em faturamento.

Confira o especial Beatles 50 anos

Bagagem
Embora os Beatles estivessem receosos em relação à recepção na América, a faixa I want to hold your hand chegou ao topo das paradas norte-americanas seis dias antes do desembarque para a turnê, em 1; de fevereiro. Nem mesmo luto pela morte do presidente John Kennedy, quatro meses antes, atrapalhou o esquema de marketing orquestrado pelo empresário Brian Epstein nas rádios locais. O grupo atravessou o Atlântico acompanhado de uma verdadeira comitiva, formada pela primeira esposa de John Lennon, Cynthia Powell, pelo empresário Brian Epstein, pelo fotógrafo Robert Freeman, pelos produtores Phil Spector e por Neil Aspinall, além de repórteres ingleses.

Imprensa
[VIDEO1]

Dois dias depois de desembarcarem no JFK, os Fab Four tocaram ao vivo no disputado programa de televisão de Ed Sullivan, o The Ed Sullivan Show. O quarteto repetiu a dose nos dias 16 e 23 de fevereiro. No show de estreia na televisão, um público de 728 pessoas se fez presente no estúdio da CBS e cerca de 73 milhões de telespectadores assistiram à performance, maior audiência registrada nos Estados Unidos até então.

Susto
No segundo dia em Nova York, George Harrison passou mal. Teve uma febre de 39 graus. O guitarrista foi medicado, ficou em repouso e teve de ser substituído pelo produtor Neil Aspinall no primeiro ensaio para a aparição no programa de Ed Sullivan. Em agosto de 1964, segundo trecho da tour dos Beatles, na América, um show teve de ser interrrompido no Empire Stadium, no Canadá. Das 21 mil pessoas presentes, sete mil tentaram invadir o palco, deixando vários feridos.

Engajados

Na passagem por Las Vegas, os Beatles deram um importante recado antiapartheid. Ao saberem, durante entrevista de rádio, que o estádio Gator Bowl, em que tocariam na Flórida, separaria o público negro do branco, responderam: ;avisem que não vamos tocar lá;, e saíram do estúdio.

Escândalos
Dois casos marcaram a passagem dos Beatles pelas terras ianques. Primeiro, um fotógrafo registrou supostos encontros entre Brian Epstein e garotos de programa, em Nova York. Mas a opção sexual do empresário, escândalo à época, ficou em segundo plano ante ao sucesso dos Fab Four no país. O boato de que Paul McCartney teria engravidado uma garçonete na viagem do grupo à Alemanha, dois anos antes, também foi fogo de palha.

Bis
Após a visita em fevereiro de 1964, os Beatles voltaram para o continente em agosto do mesmo ano e em agosto do ano seguinte. Em 1966, mais uma viagem aos Estados Unidos. A última foi marcada por protestos em relação aos comentários de John Lennon sobre o cristianismo.

Comemoração

Celebrando os 50 anos da passagem dos Beatles pelos Estados Unidos, Paul McCartney e Ringo Starr se apresentaram no Grammy 2014, no dia 26 de janeiro. A expectativa é que os dois beatles voltem a subir de novo ao palco juntos hoje, na TV norte-americana. Ambos são convidados do apresentador David Letterman. O programa da CBS é gravado no mesmo teatro no qual a banda de Liverpool se apresentou pela primeira vez no The Ed Sullivan Show. Fãs ianques ainda querem mais: criaram uma petição para que o presidente Barack Obama reconheça o 50; aniversário da chegada dos Beatles aos Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação