postado em 10/02/2014 09:17
Nos meses que antecederam a sua morte, o cineasta Eduardo Coutinho, 81 anos, recuperava-se de um problema de saúde e preparava um novo filme, o 21; como diretor. O documentarista estava em processo de pós-produção de um documentário fixado em entrevistas com estudantes de escolas públicas do Rio de Janeiro. Não por acaso, o realizador de fitas baseadas em conversas ou ;cinema de conversação; havia escolhido o título da nova obra: Palavra.
As gravações já haviam sido encerradas e o material bruto, confiado à montadora Jordana Berg, profissional com quem Coutinho trabalhava há 15 anos, desde Santo forte (1999). Nesse, a montagem foi premiada com o Troféu Candango no 32; Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. E o documentário considerado o melhor filme da edição, muito antes de a direção do evento tomar a decisão de dividir a mostra competitiva entre ficções e documentários.
Jordana montou dezenas de documentários com outros diretores, curtas e longas-metragens. Entre eles, Oscar Niemeyer ; A vida é um sopro (2010) e Uma noite em 67, de Ricardo Calil e Renato Terra, respectivamente. Fez, ainda, ficções, incluindo Todo mundo tem problemas sexuais (2008), dirigido por Domingos de Oliveira, que leva sua assinatura como montadora. No experimental Um dia na vida (2010), fita baseada na montagem de trechos extraídos da programação da tevê aberta brasileira durante 24 horas de programação, Jordana e Coutinho construíram juntos um painel crítico ; revelador do ;estado de coisas; da televisão brasileira. Sem emitir uma só palavra ou imagem que não tenha sido transmitida pelas emissoras do Brasil.
Segundo Jordana, Coutinho havia decidido quais os personagens seriam cortados de Palavra e havia indicado os trechos que gostaria que fossem incluídos. Em 17 de janeiro, os dois se reuniriam para iniciar o trabalho conjunto na ilha de montagem quando as negociações tão comuns entre os parceiros começariam a ganhar a forma de um filme dirigido por Coutinho e montado por Jordana. É possível que o documentário seja lançado postumamente, mas, até o momento, não há uma definição sobre o assunto. ;O produtor João Moreira Salles, sócio da Videofilmes, está avaliando a possibilidade de levarmos o filme adiante. Será dele a decisão;, revela. Em março, está previsto o lançamento do DVD do clássico Cabra marcado para morrer. Os extras do material deverão conter dois documentários inéditos de Coutinho, A família de Elisabeth Teixeira e Sobreviventes da Galileia, feitos como desdobramentos do filme de 1984.
Parceria
Filmes de Coutinho montados por Jordana
Santo Forte (1999)
Babilônia (2000)
Edifício Master (2002)
O fim e o princípio (2006)
Peões (2004)
Jogo de Cena (2007)
Moscou (2009)
Um dia na vida (2010)
Canções (2011)
Três perguntas/Jordana Berg
Como era a dinâmica de trabalho entre vocês dois?
Recebíamos um caderno (ou vários) com as decupagens dos personagens. Cada um marcava o que queria e eu transformava isso numa timeline no computador. Com as minhas opções e as dele, entrávamos na ilha juntos e começávamos uma escolha conjunta, repleta de negociações. Ele não editava sequências de imagens, só as falas. Então eu preparava as sequências de imagens sozinha e ele via, opinava e pedia modificações.
Coutinho filmou documentários sobre diversas fases da vida e, agora, estava trabalhando com jovens. É como se elequisesse fechar um ciclo de obras contendo todas essas etapas. Havia alguma intenção parecida com isso?
Não conscientemente. Não que eu saiba. O importante para ele era estar conhecendo um outro diferente dele: mulheres, jovens, crianças, grávidas, camponeses etc. Ao lhe perguntar um dia por que não fazia uma versão do Jogo de Cena com homens, ele respondeu que só lhe interessava o que era diferente dele.
Quando foi a última vez que vocês se falaram? Houve recomendações de como deveria seguir o trabalho?
Nós nos falamos na sexta-feira, 31 de janeiro. Aliás, nos falamos várias vezes ao longo da semana que antecedeu sua morte. Discutimos alguns personagens e ele me mandou a lista dos que não queria na montagem, além das suas escolhas para os que ficariam, pelo menos no primeiro corte.