postado em 15/02/2014 08:00
Um terço dos alimentos produzidos no mundo vai para o lixo, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). O desperdício está presente em todas as etapas: colheita, transporte, distribuição e consumo. Em casa, as razões das sobras vão desde a compra exagerada no supermercado a falhas no armazenamento de produtos e ao mau uso de ingredientes durante o preparo de pratos. O destino das compras, porém, pode ser justamente o inverso. Especialistas na cozinha garantem que, ao reaproveitar alimentos, é possível montar um menu com opções criativas e, em alguns casos, até mais saudáveis.
Usar partes dos alimentos normalmente descartadas foi uma lição de família para Juliana Lucas Tavares. Desde pequena, a chef aprendeu com a mãe e o pai a usar o que eles chamam de bom senso na hora de cozinhar. ;Eles me ensinaram que é preciso saber harmonizar os ingredientes e aproveitar todas as características deles. Sempre reaproveitaram o que tinha na geladeira de casa. O arroz que sobrava do almoço rapidinho virava um bolinho para o jantar;, lembra.
Segundo a chef, receitas tradicionais surgiram inspiradas na prática do reaproveitamento, como o tutu de feijão. ;É muito raro alguém cozinhar um feijão apenas para fazer o tutu. Normalmente, aproveitam-se os grãos do dia anterior para não comer a mesma coisa ou não desperdiçar as sobras;, conta.
Seguindo a lógica, o pão adormecido pode virar torradas e farinha de rosca. O leite pode ser usado para preparar iogurte. Legumes e verduras se transformam no recheio de tortas. ;A casca de cenoura, que costuma ser descartada, pode ser transformada em farinha ou ser usada para fazer um bolo;, ensina a chef.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.