postado em 17/02/2014 08:07
Como numa espécie de reafirmação da boa fase de produção do cinema chinês, o Festival de Berlim escolheu o título Black coal, thin ice, de Yinan Diao, como o melhor filme da competição, ganhador do troféu Urso de Ouro da 64; edição. Seguindo a tradição chinesa de filmes sobre violência a exemplo do excelente Um toque de pecado (vencedor da Palma de Ouro de melhor roteiro em Cannes no ano passado), o título examina a trajetória de um policial dentro dos labirintos da resolução de um crime.
O papel do protagonista rendeu o prêmio de melhor ator a Liao Fan. A japonesa Haruku Roki foi considerada a melhor atriz da edição pela performance em The litle house, do diretor Yoji Yamada. A nipônica desbancou a favorita na categoria, a norte-americana Jennifer Connelly, muito elogiada pela atuação em Aloft, de Claudia Llosa.
[SAIBAMAIS]O cineasta Richard Linklater ; conhecido pela trilogia Antes do amanhecer (1995), Antes do pôr do sol (2004) e Antes da meia-noite (2013) ; estreitou os trabalhos com o ator Ethan Hawke numa produção feita ao longo de dez anos. Boyhood, também estrelado por Patricia Arquette, foi reconhecido com o Urso de Prata de melhor direção. O único representante dos donos da casa a levar uma estatueta, o alemão Stations of the cross, dirigido por Dietrich Brüggemann, foi lembrado na categoria de melhor roteiro, assinado pelo diretor ao lado de Anna Brüggemann.
Cinema brasileiro
A participação do cinema brasileiro na edição foi cercada de muita expectativa, com a exibição do novo filme de Karim A;nouz (Madame Satã, O céu de Suely), na mostra competitiva principal. Estrelado por Wagner Moura e Jesuíta Barbosa, Praia do Futuro dividiu os humores de críticos e cinéfilos e saiu da edição sem nenhum prêmio. O filme deverá ocupar as telas de cinema no Brasil em maio.
A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar,