Diversão e Arte

Gustavo da Lua, percussionista do Nação Zumbi, faz sua estreia solo

Músico frisa que o novo trabalho não significa abandono da banda

Estado de Minas
postado em 20/02/2014 12:44
Gustavo da Lua faz uma grande mistura de ritmos
Uma mistura de espirituosidade, música, amor, família e fúria. Esse é o mote de ;RADIANTESUINGABRUTOAMOR;, fusão de palavras que dá nome ao disco de estreia de Gustavo da Lua, percussionista da Nação Zumbi. Nascido em Olinda, e radicado em São Paulo há 12 anos, com destacada participação em trabalhos de artistas e grupos como Otto, Los Sebozos Postizos, Seu Jorge & Almaz, ele conta que quis fazer um projeto com calma e sem cobrança de tempo, ainda mais se tratando do primeiro álbum sozinho.

Segundo Gustavo da Lua, ele vivenciou e amadureceu bastante durante o processo de gravação e buscou o máximo de inspiração e alguns bons parceiros para atingir o que realmente queria. Tanto que na elaboração do CD estão nomes como Gabriel Melo (produtor), Rodrigo Brandão, Pupillo, Dengue, Fernando Catatau, Lira, João do Chelo, Jorge Du Peixe, Juliano Holanda e Toca Ogan, entre outros.

Mas lançar um trabalho solo não implica necessariamente deixar a Nação, como ele faz questão de frisar. ;Muito pelo contrário. O incentivo maior para fazer meu trabalho veio da banda;, diz o artista pernambucano. ;A Nação Zumbi é uma faculdade; o topo da cadeia musical para mim. Curto muito tocar com eles e, inclusive, o disco novo do grupo está saindo este ano e vem quebrando tudo. Estou na banda há 13 anos e tenho muito respeito e admiração pelos caras. Vamos com tudo em 2014.;

Da Lua conta que o apelido surgiu nos tempos de escola e que coincidiu com a exibição da novela Mulheres de areia , que tinha um personagem avoado com este nome, interpretado por Marcos Frota. ;Me zoaram a primeira vez e eu não gostava. Por isso pegou;, diverte-se.

Inicialmente, o disco só está disponível em formato digital (soundcloud.com/radiantesuingabrutoamor e www.reverbnation.com/gustavodalua). O artista diz que optou por essa estratégia porque quer que as pessoas tenham acesso a seu trabalho e o conheçam. Mas após o carnaval o CD físico será lançado e, no meio do ano, o vinil.

No repertório, Da Lua passeia pelo coco, carimbó, bolero, afro-rock, surf music, brega, jovem guarda, hip-hop, soul e funk, entre outros. ;Tenho diversas influências, de Nelson Gonçalves a Reginaldo Rossi, passando pelo hip-hop, África e rock. Não sou muito ligado a estilo musical. Para mim, o que existe é música boa e música ruim. E tudo isso, é claro, é muito pessoal;, resume.

Gustavo da Lua lançou ;RADIANTESUINGABRUTOAMOR; em um show no fim do ano passado, em São Paulo, e após a folia, ainda em março, começa a rodar pelo país. ;Por enquanto vou tocar em Recife e Olinda, no carnaval. Ainda não tenho nada agendado em BH, mas espero sim poder mostrar esse trabalho nessa terra linda que adoro e respeito muito. Estou muito feliz com esse disco. Para mim, já é um sucesso. Estou recebendo elogios e e-mails diários de pessoas que baixam, escutam e se identificam muito com as músicas. É muito bom;, conclui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação