postado em 20/02/2014 19:00
Todos os anos é a mesma coisa: após ter o nome anunciado no microfone, o vencedor do Oscar recebe enfoque da câmera, se emociona e, então, segue para o palco. Lá em cima, o discurso varia pouco. Os agradecimentos, sejam eles à família, amigos, empresários ou colegas atores, estão presentes em todos os monólogos. No entanto, engana-se quem pensa que os elogios direcionam-se sempre da mesma forma. Meryl Streep, por exemplo, é citada mais vezes do que Deus durante as palavras emocionadas dos vencedores da estatueta, como mostra uma análise feita pelo site Slape.
[SAIBAMAIS]Vencedora de três Oscars e indicada novamente este ano por Álbum de família, a consagrada atriz recebeu quatro agradecimentos, enquanto Deus, três. Entre aqueles que o citaram ; Denzel Washington, em 2002; e Jennifer Hudson e Forrest Whitaker, em 2007 ; apenas Washington agradeceu a Deus primeiro, abrindo o discurso com a frase: "Deus é grande". O levantamento mostra ainda outros fatos curiosos como, por exemplo, a tendência de finalizar o discurso agradecendo a familiares - na maioria das vezes filhos ou cônjuges.
Durante as últimas 12 edições do Oscar, 47 atores subiram ao palco como vencedores. Todos os nomes citados por eles foram colocados em um ranking, que tem na liderança a indústria do cinema, sempre lembrada no tradicional agradecimento aos estúdios que financiam as obras. Depois, seguem-se produtores, diretores e família.
Confira o ranking
1; - Indústria do cinema (estúdios, financiadores e cineastas)
2; - Outros (pessoas em geral que influenciaram os atores)
3; - Produtores
4; - Colegas de elenco
5; - Diretores
6; - Família
7; - Equipe (câmeras, profissionais da produção)
8; - A Academia
9; - Cônjuges
10; - Filhos
11; - Roteiristas
12; - Pessoas que inspiraram personagens (Abraham Lincoln, Ray Charles)
13; - Deus