Diversão e Arte

Jornalista Joaquim São Pedro escreve livro sobre o prazer de viajar

O livro apresenta também um conjunto de narrativas de autoconhecimento em 11 contos, que tratam de fetiches, espera, amizade, obsessão, desvario e lembranças

postado em 25/02/2014 08:21

Em Amor de BR, Joaquim São Pedro fala sobre histórias em estradas

Viajar sozinho é um prazer para muitas pessoas. Por companhia, apenas a estrada, o vento no rosto e as horas que passam arrastadas no relógio. A solidão da viagem estimula algumas sensações que se perdem no caos dos centros urbanos. Com os sentidos aguçados, as paisagens e a sinalização ditam o ritmo, início meio e fim de uma jornada que se mistura ao fluxo do pensamento e transita entre passado, presente e futuro. É o que acontece no livro de contos Amor de BR, do escritor e jornalista Joaquim São Pedro. Os protagonistas fazem da BR-040 o cenário perfeito para viver fantasias e realidades na imensidão da estrada, que se mostra cheia de possibilidades e se confunde com a própria vida dos personagens.

Para o autor, as surpresas aparecem de todas as formas diante de todas as chances de recomeço que uma viagem pode representar. O livro apresenta também um conjunto de narrativas de autoconhecimento em 11 contos, que tratam de fetiches, espera, amizade, obsessão, desvario e lembranças. O conto Autoestima, por exemplo, relata a situação de um homem que chegou à meia-idade sem incomodar ou ser incomodado. O cenário, construído na zona sul do Rio de Janeiro, transforma-se quando uma ex-namorada desperta no protagonista questões sobre a existência.



Encontros e desencontros comuns à vida estão presentes na história do próprio autor. Embora não haja traços autobiográficos, Joaquim assume o olhar por trás das observações dos personagens. ;São experiências minhas também. Amor de BR tem a ver com as histórias de viagens que eu fazia com meus filhos. Isso é um olhar que a gente vai captando e formando a história. Tem inspiração no amor frustrado, na própria estrada, no trajeto. Mostrar a história ao longo da estrada e misturar isso com ficção e reflexão. O personagem encarna muito essa coisa da pessoa que faz grandes trajetos. Uma viagem solitária pode ser cansativa, mas é muito reflexiva;, descreve.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação