Diversão e Arte

Presença de atores e diretores negros em Hollywood é questionada

Com o filme 12 anos de escravidão despontando como forte candidato no Oscar, Steve McQueen pode ser o primeiro vencedor e ainda levar o prêmio de melhor filme

Ricardo Daehn
postado em 25/02/2014 08:43
Dia de treinamento mostra clichê sobre negro criminoso
O racismo limita. Quando uma etnia se sobrepõe a outra pela força, a área de atuação dos oprimidos fica reduzida e marginalizada. A situação na maior indústria de entretenimento do mundo é reflexo do que se vivencia na sociedade. Em 85 edições do Oscar até agora, um negro nunca levou a estatueta de melhor diretor, e apenas três foram indicados. Com o filme 12 anos de escravidão despontando como forte candidato, Steve McQueen pode ser o primeiro vencedor e ainda levar o prêmio de melhor filme, pois também é produtor do longa.

[SAIBAMAIS]Artistas negros compõem o alto escalão de Hollywood. Morgan Freeman, Samuel L. Jackson, Will Smith e Denzel Washington são três exemplos de atores consagrados. O último deles tem, entre as premiações da carreira, a de melhor ator, por Dia de treinamento (2001). E não é o único negro a conquistar tal honraria ; a primeira vez veio com Hattie McDaniel, vencedora da estatueta de melhor atriz coadjuvante, pelo papel da empregada em E o vento levou (1939).
[VIDEO2]


Quando se compara com a presença dos brancos, porém, nota-se a limitação. Não raro os papéis destinados a atores negros são baseados em estereótipos relacionados à cor da pele. A vitória de Denzel em 2001 segue a regra. O ator, até representar o corrupto detetive de polícia Alonzo Harris, tinha tradição em viver mocinhos, como o ativista Malcolm X e Rubin ;Hurricane; Carter, famoso por ter sido, equivocadamente, culpado pela morte de três pessoas. O reconhecimento veio apenas quando esteve na pele do bandido.
[VIDEO1]
O histórico de inferiorização da etnia negra remete à escravidão. O filme de Steve McQueen vem para subverter a inércia e dar espaço a um preto ter entre os aspirantes ao melhor ator. Personagens servis aos brancos são outro estereótipo perpetuado por Hollywood (leia a lista no quadro). E, ainda que este ano esteja menos embranquecido que a média, Chiwetel Ejiofor, que interpreta Solomon Northup, homem livre que é sequestrado e vive 12 anos na condição de escravo, não tem nenhum outro negro na concorrência.
[VIDEO3]
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação